EM BUSCA DE TRABALHO, FRANCISAÇÃO E GARDERIE

Publié par JEF | | Posted On jeudi 6 mai 2010 at 04 h 58

Após tirar a papelada de documentação, agora só nos resta correr atrás das coisas mais básicas para a integração de uma família com filhos pequenos. Agora estamos batalhando por trabalho, francisação (curso de francês) e garderie (creche).

A Francisação foi o primeiro passo. Ao chegarmos aqui, só conseguimos um randez-vous para dia 30 de maio, e então hoje decidimos ir ao prédio da Francisação que fica na Estação Berri Uqam.
Ao chegarmos lá encontramos alguns colegas do curso de francês no Brasil que também estavam dando entrada no pedido de francisação. Olha gente, esse negócio tá díficil por aqui. A fila tá muito grande, e só tá prevista turma lá para agosto. Então porque não tenta trabalho? Estou tentando, só que a grande maioria pede bilinguismo, ingles e francês. De qualquer forma estou espalhando meu CV.

Uma outra opção de francisação é atravez de uma universidade com o Pret-et-Bourse (tipo um crédito educativo), mas é um investimento alto, porque a pessoa tem que desembolsar cerca de 600 dolares, para depois tentar um reembolso + ajuda de custo. Se a pessoa conseguir o pret et bourse, vale a pena porque só precisa devolver o dinheiro depois que já está empregado e pagando em prestações bem suaves.

Mais uma opção é o CACI, um centro de apoio aos imigrantes, que oferece francisação grátis + creche para deixar a criança enquanto estuda. É uma boa opção para nós, enquanto não começa a francisação do governo.

A creche também tem sido uma grande dificuldade. Elas variam de preço que vai de 7 a 40 dolares por dia. Quanto mais barato, mais dificil. O governo também reembolsa parte do valor gasto, que é de até por volta de 18 dolares(25 - 7, valor reembolsado pelo governo menos o valor da creche mais barata que eles estipulam).
Hoje achamos uma creche maravilhosa numa casa grande, com várias salas de brinquedo, leitura, cozinha, area de lazer externa, etc, e ainda num bairro que gostamos muito, St Luc. Só que o preço é salgadinho, 35 dolares. Impráticavel. Amanhã iremos no CACI mesmo tentar matar dois coelhos ao mesmo tempo. Se Deus quiser vai dar tudo certo.

Em questão de trabalho, estou mandando vários curriculos, e hoje fiquei acordado até de madrugada mandando CV para várias empresas. Depois irei ao Emploi Quebec, em alguma CLE (Centres Locaux d'Emploi) onde pedimos reembolso com tradução e pagamento de equivalência de diploma. Lá eles tiram xerox de documentos, ajudam na elaboração do CV e procuram vagas com a pessoa, só que já ouvi umas três pessoas dizendo que eles são grossos e impacientes.
Mas temos que encarar...

Agora, por outro lado, eu ainda não fui na Visão Mundial (onde trabalhei no Brasil por sete anos) daqui de Montreal tentar algo, e depois ainda irei procurar head hunters (corretores de emprego) para me auxiliarem nessa busca. Estou pedindo muito a Deus orientação nesse momento para poder conseguir logo e também ter cuidado para não aceitar algo que eu possa me arrepender depois. Mas não há necessidade para ansiedade agora, porque ainda têm muito chão pela frente.
Assim que conseguir algo, eu coloco aqui no blog.

Essa demora que estamos tendo para conseguirmos vagas nessas três coisas, é porque Montreal está inchada de imigrantes e refugiados. Nós brasileiros passamos por esse processo longo e bem criterioso, mas por outro lado muita gente vem para cá se refugiar e o governo os recebe de braços aberto, aí vem todo tipo de gente. Agora com os terremotos estão chegando cada vez mais... e os filhos deles têm prioridade nos auxílios do governo, principalmente se forem órfãos.
Então se me perguntarem se vale a pena Montreal, eu orientaria buscar uma cidade pequena, que é algo que eu e Raissa estamos pensando bastante. Guilherme e Vanessa já estão em Trois Rivieres e estão gostando muito, tudo funcionando perfeitamente e rápido para eles. Mas quem optar por Montreal mesmo assim, venha já sabendo o que lhe espera... o caminho é mais longo, mas a gente chega lá também.

Au revoir

Comments:

There are 8 commentaires for EM BUSCA DE TRABALHO, FRANCISAÇÃO E GARDERIE