JUVENTUDE QUEBECOIS X LIMITES

Publié par JEF | | Posted On jeudi 13 mai 2010 at 01 h 30

Gente,

Fiquei completamente chocado, impressionado e estarrecido com um evento que ocorreu hoje no metrô daqui de Montreal.

Eu já tinha notado logo desde o início, e já tinha lido em outros blogs a respeito, o problema de se impor limites aqui para uma criança.
Outro dia num supermercado eu vi uma criança berrando e batendo no carrinho de compras, todo mundo olhando indignado, e o pai fingindo que o filho nem estava ali, mas por que?.
Da mesma forma, Nandinha, não sei se de observar outras crianças daqui, começou a berrar em uma loja porque não queríamos dar o que ela queria, e muitas vezes repreendemos e até ficamos na eminência de dar umas palmadas, mas um senhor se aproximou e disse que o melhor seria dar o brinquedo para a criança porque alguma pessoa pensando que estávamos batendo na criança poderia ligar para a polícia, o que inclusive já havia acontecido com ele.

Ou seja, existe um temor generalizado de se tocar na criança e uma super proteção desequilibrada ao ponto dos pais não poderem disciplinar seus próprios filhos.

E o resultado disso tudo, foi o que vimos na estação hoje...

Eu, Raissa e Nanda entramos no metrô, Raissa sentou numa cadeira com Nanda e só havia uma cadeira sobrando, mas com duas pré-adolescentes (seus doze-treze anos), vestidas de aborrecentes "cool" daqui, ocupando mais uma cadeira com seus pézinhos e uma mochila de costas. Como isso para mim era normal no Brasil, nem liguei. Mas uma senhora na frente delas as disse em inglês: "Tirem os pés da cadeira!", "o que?" tirem os pés e a bolsa agora, pois tem gente que quer se sentar!!!"... essa senhora de repente se levantou, foi até elas, se sentou na marra... minha gente, pra quê essa senhora foi fazer isso... as aborrecentes começaram a humilhar no sentido mais profundo da palavra com palavras xulas, dizendo que ela tinha batido nelas (mentira, lógico) e poderia ser presa, dizendo que elas colocavam o pé onde queriam, dizendo que a senhora era louca, burra, estúpida, etc, perguntando se a senhora era americana, e zoando com o sotaque da mulher, dizendo ainda "olha eu sei falar inglês, mas você, sua burra, (e palavras mais baixas) não sabe falar francês" e ainda chega aqui querendo mandar...
Gente, o que foi aquilo? Elas passaram cerca de umas 10 estações humilhando essa senhora em voz alta , e o povo nem aí.
Pensei que no Brasil, com absoluta certeza alguem iria tomar as dores da senhora, ou até mesmo o povo se indignar com uma falta de respeito dessa, seriam no mínimo expulsas do ônibus ou metrô. Claro que existem coisas milhões de vezes piores do que isso no Brasil, mas é tudo relacionado à violência, estresse no trânsito e as demais mazelas do nosso país, mas aqui.... no primeiro mundo... isso é um quadro da doença que está se espalhando, ou já se espalhou há muito tempo, que é a falta de limites para as crianças.

A coisa chegou num nível tão crítico que uma delas se sentiu mal quando chegou na estação delas, e pediu desculpas dizendo que ela era 'uma pessoa melhor' do que ela mostrou ali, mas já a outra menina ainda atirou uma meia suja da escola na cara da senhora e saiu correndo.

Bem gente, com certeza ainda não vimos nada, nem isso poderia nunca nos desanimar de ficar por aqui, porque sabemos que podemos trazer luz para esse povo, mas espero que isso ainda seja apenas uma impressão falsa que estou tendo.
Amanhã, iremos visitar Quebec City, e espero não encontrar nada parecido por lá...

Au revoir

Comments:

There are 1 commentaires for JUVENTUDE QUEBECOIS X LIMITES