PADRÃO DE VIDA X QUALIDADE DE VIDA

Publié par JEF | | Posted On samedi 13 février 2010 at 10 h 52



Nunca postei nada de outro blog aqui no Recife Canadá, mas este realmente vale a pena, porque catuca exatamente no ponto crítico da decisão de imigração de muita gente. Muitas pessoas entram em crise na decisão de imigração exatamente por ter um bom padrão de vida aqui no Brasil, mas nunca reflitimos do contraste social que financiamos, ou ao menos consentimos, para ter esse padrão.
Da mesma forma esta é uma reflexão que devemos fazer sempre lá no Canadá nos primeiros anos até termos uma mente menos terceiro mundista.

Vi o link desse post no blog da Rossana.

Merci,

Jeferson


PS: Valeu Cláudio!!!

Voici le post...

"(Padrão != Qualidade) de Vida"

"Para os que não conhecem um pouco de programação, o título desse post é simplesmente "Padrão de Vida é diferente de Qualidade de Vida". Só para fazer o leitor começar o ano de 2010 usando a cabeça.

O motivo desse post vem de diversas discussões com amigos e imigrantes recém chegados a respeito da perda de padrão de vida que a grande maioria sente ao chegar por aqui. O problema é que para essa grande maioria, praticamente não existe uma diferença entre padrão de vida e qualidade de vida o que na verdade são duas coisas completamente diferentes e que o Brasileiro, de modo geral, não enxerga. A capacidade de ver que existe sim uma grande diferença entre ambas só vem com anos de moradia fora do Brasil, em um país considerado de primeiro mundo.

O caso típico é esse: imigrante recém chegado tinha cargo de ABC na empresa XYZ, empregada em casa, dois carros do ano na garagem, etc e ao chegar aqui acaba indo morar em apartamento pequeno, não tem empregada, tem um carrinho simples, não faz manicure porque acha caríssimo, etc. Aí começam as reclamações ou os questionamentos se realmente valeu largar 'tudo' para vir para o Canadá.

E aí é que a diferença entre qualidade e padrão de vida ficam claras. Padrão de vida está diretamente ligado aos bens materiais, de consumo ou serviços que o cidadão tem poder aquisitivo para comprar/pagar. Exemplos típicos são imóveis, carros, empregados, etc.

Qualidade de vida já está ligado a como você se sente no ambiente em que está vivendo. Um típico exemplo é ter uma Ferrari conversível em São Paulo e tentar dirigir a mesma todos os dias. Nesse exemplo é claro que o padrão de vida é bastante alto (para poder comprar tal carro) mas a qualidade de vida pode vir a ser péssima devido à intranqüilidade que dirigir tal carro a céu aberto em São Paulo com toda a certeza causa. A falta de segurança nesse exemplo acaba reduzindo em muito o prazer de dirigir ou ter tal carro.

E é justamente nesse ponto em que está a maior diferença entre a vida aqui e a no Brasil. Devido às distorções sociais que a maioria dos Brasileiros inconscientemente aceita (exemplos, pagar R$ 1000 por mês para a empregada - todo mundo paga mesmo sabendo que com R$ 1,000 é quase impossível de viver - mas fazer o que, problema da empregada oras!), várias coisas são muito mais baratas no Brasil, principalmente ligadas à mão de obra. Não é a manicure ou o dentista aqui que são caríssimos. É a mão de obra menos privilegiada no Brasil que é explorada. Graças a isso é que o Brasileiro pode ter aquele maravilhoso 'padrão de vida' com duas empregadas, unhas feitas toda semana e por aí vai.

O detalhe é que isso cria uma diferença social grande o que acaba gerando a violência toda no final das contas. De que adianta andar de Mercedes Benz no Brasil se não se sai tranqüilo de casa, se tem que blindar o carro, etc? Aqui é onde a qualidade de vida aparece na estória.

Apesar de aqui as coisas serem mais difíceis para a mão de obra qualificada (no sentido de que aqui, você com MBA não ganha 100 vezes mais por mês do que a sua empregada o que 'reduz' o seu poder aquisitivo para servíços e o seu 'padrão de vida' se comparado ao Brasil), a estabilidade gerada com uma sociedade mais igualitária acaba lhe propiciando uma qualidade de vida muito melhor.

Exemplos típicos? Sair de Ferrari na rua sem se preocupar com nada, abrir seu laptop no ônibus para responder emails sabendo que ninguém vai roubar seu laptop, ouvir iPod no mesmo ônibus e por aí vai. Qualidade de vida é isso. Paz e tranqüilidade de vida para se viver.

O detalhe é que ao vivermos em um dado ambiente por muito tempo acabamos por ignorar ou simplesmente não ver todos os problemas lá existentes. Anos depois é que pude ver o quanto a vida no Brasil era extremamente complicada e cheia de problemas e que diversos desses eram criados por nós mesmos, ao aceitarmos e mais do que isso, incentivarmos, ainda que inconscientemente, a injustiça social.

É por isso que o recém chegado ao não ter mais o mesmo padrão de vida reclama da vida aqui. Esquece a qualidade de vida e o quanto a segurança é importante na vida da gente. Muito mais do que dois carros novos na garagem.

Aquele padrão de vida para 99% dos imigrantes nunca mais volta aqui no Canadá (lembre-se que Honda Accord aqui não é carro de luxo, que empregada custa uma fortuna, etc). Mas a qualidade de vida está na sua frente, 24 horas por dia desde o dia que chega aqui.

Abra seus olhos e sua cabeça que vai entender claramente o que estou dizendo.

Boas Festas a todos.

CR"

Comments:

There are 0 commentaires for PADRÃO DE VIDA X QUALIDADE DE VIDA