PERMIS DE CONDUIRE

Publié par JEF | | Posted On mercredi 21 juillet 2010 at 23 h 04


Passamossssss, vivaaaaaa!

Ufa, foi hoje! Nosso teste de direção hoje foi um sucesso. Quem disse que é fácil? Mas existe alguns pontos básicos que se você chegar com eles bem fixos na cabeça ( e também ter praticado bastante) você passa.

Deixa eu ir pro começo de tudo!
A nossa suada carteira de motorista do brasil aqui só vale por três meses a partir da data que
pisamos em terras canadenses. Dizem que não precisa de tradução caso um guarda pedí-lo, mas não é bom confiar na gentileza do guarda, ou que
ele tenha algum conhecimento de português.
Por vias das dúvidas e também para ser aceita no SAAQ (o DETRAN daqui) é necessário tirar uma tradução no Consulado Brasileiro aqui em Montreal (que também diz a equivalência da categoria da carteira daqui). Hoje mesmo, ao passar no teste, pediram-me essa tradução.

Então, primeiramente eu fui ao Consulado com carteira de motorista, passaporte e confirmação de Residente Permanente, paguei uns 15 dólares (para cada carteira) para essa tradução e esperei uma semana para ficar pronta. Só precisa chegar ao local, pegar a ficha de pagamento para a equivalência de carta de motorista, descer e pegar num banco que eles indicarem em baixo do prédio.
Depois liguei para o SAAQ para agendar o teste de conhecimento (o primeiro teste). Na verdade é a segunda etapa normal daqui, mas nós não precisamos porque já temos uma carteira, mas quem vai tirar a primeira têm que fazer Auto Escola aqui e levar comprovante.
Há dois livros oficiais com o conteúdo para estudo "Driver's Handbook" (em francês está com o nome de Guide de La Route), e o outro é "Driving a Passanger Vehicle" (Conduire un Véhicule de Promenade), para os que vão tirar habilitação para carro comum, mas há outros livros para motos e caminhões.
Além desses livros, há também uma simulação da prova no site do SAAQ:
e também um CD com cerca de mil questões que resume tudo dos dois livros em perguntas.

Vou logo avisando que quem tiver carteira de carro e moto, não vai tirar os dois aqui de uma vez, a não ser que faça uma moto-escola aqui.

Eu e Raissa estudamos pelos três, mas o que mais valeu a pena foi os das mil perguntas, porque realmente cobre tudo o que pode cair na prova.

A prova de conhecimento é dividida em três seções, duas com 16 questões e outra com 32 (em cada seção só podemos errar 1/4 das questões). Se a pessoa não passar em uma dessas seções
a pessoa pode refazer (apenas a(s) que não passou) depois de uns 20 dias.

Documentos necessários para levar no dia da prova: Passaporte com Confirmação ou Cartão de Residente Permanente, o bendito CSQ, a Carteira e a Tradução.
Depois de passado na prova de conhecimento, a pessoa pode marcar a prova prática. O nosso ficou marcado para hoje, e por sorte conseguimos hoje, porque normalmente demora mais uns 20 dias, e nossa carteira já iria se vencer, então foi uma grande benção de Deus.

A sugestão é marcar para Longueil ou Laval, porque Montreal é um CAOS de placas e engarrafamentos, sem falar que o prazo de espera de vaga para prova é bem maior. Dirigir numa cidade mais calma, com menos carros, e bem menos placas é algo que recomendo para todos.

Raissa conseguiu o dela para 11 a.m. e eu para 12:50 p.m., ou seja, PERFEITO. Primeiro fomos
deixar Nanda na garderie e depois seguimos direto para lá. Demoramos uns 30-40 minutos para chegarmos lá, foi bem rapidinho.

No dia anterior tinhamos treinado bastante com alguns amigos nossos, e já chegamos lá sabendo o que iriam nos observar.
Basicamente são três coisas: Limite de velocidade, placa de arrêt, e ponto cego.

* Limite de Velocidade: Temos que estar sempre atentos nas placas de limite de velocidade (que
na grande maioria são de 50 km/h). Se ultrapassarmos essa
velocidade, praticamente somos
reprovados.

* Placa de Arrêt: Pelo nome você já deve estar rindo, mas o fato é que é de ficar arretado mesmo com essas placas porque temos que dar uma parada total com o carro, olharmos pausadamente (três segundos) para os três retrovisores, e depois seguirmos. Se a placa for num cruzamento, onde não houver placa para a pista tranversal então temos que parar, fazer toda encenação e ainda parar novamente na beirinha da outra pista para vermos se vem carro.



* Ponto Cego: É a área que não enxergamos fora do carro (diagonal do retrovisor). Temos que associar seta com ponto cego, porque em qualquer mudança de faixa, ou virada, temos que checar o ponto cego, virando a cabeça em diagonal para trás. Isso é um verdadeiro saco, mas temos que fazer para passarmos. Eles alegam que é para a segurança de crianças e bicicletas nas ruas.

Eu e Raissa treinamos essas coisas exaustivamente. Raissa foi a primeira a fazer a prova. Levamos nosso próprio carro para fazer a prova, mas quase que o instrutor não aceita por causa do freio de mão que está um pouco gasto. Eles testam nosso freio de mão, piscas, freio, buzina e farol.
O instrutor de Raissa foi bem tranquilo e não sei se Raissa fez tudo 100% ou se o cara não era muito rigoroso, mas ficou calado e praticamente não anotou nada. "Parabéns você passou".
Mas na minha vez peguei um mulher que por um fio não encrencou com o freio de mão, mas graças a Deus ela deixou passar. Mas na prova, ela saiu me canetando. Fiz tudo como ensaiamos, mas mesmo assim ela disse que eu ainda precisava checar os pontos cegos. Disse que liguei seta com muita antecedência, e precisava prestar mais atenção nas placas de arret em cruzamento onde não havia preferencial, pois eu estava parando duas vezes (e não precisava).
Mas quando ela me deu os parabéns, eu dei aquela suspirada e corri pro abraço.

A dica é treinar com alguém que já passou nesse teste para pegar as manhas. Uma outra dica é assistir alguns videos do youtube sobre o teste de direção da California (EUA) onde é praticamente igual ao daqui: http://www.youtube.com/watch?v=xkf_NfEwZls

Bem gente, acho que é tudo por enquanto. Grande abraço e em breve escrevo mais.

Au revoir

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