NOVO LAR

Publié par JEF | | Posted On samedi 31 juillet 2010 at 23 h 11

Olá pessoal,

Poxa tanta coisa aconteceu nessas últimas semanas, principalmente nesta última, porque nos mudamos e estamos agora morando perto da estação Cadilac, em Mercier. Mudei totalmente a minha impressão daqui.
Antes de chagarmos aqui no Canadá, nós procuramos todo tipo de informação, e o contato com os imigrantes e as palestras de imigração são muito bons para isso, mas eu diria que às vezes pegamos alguns "caouetes imigratórios" que muitas vezes não nos ajudam muito. Um cacoete que eu trouxe foi a do "Anti-gueto" que as palestras impregnam nossas mentes. "O brasileiro é bom porque não cria guetos". É verdade, mas por outro lado corremos o risco de nos isolarmos e ficarmos longe dos nossos conterrâneos que nos ajudam muito.
Se formos nos compararmos com os judeus, chineses, indianos e árabes - os quais moram todos juntos, possuem comércio só com funcionários de seu povo, comem sua própria comida, etc - nós realmente não criamos guetos, mas também não precisamos morar longe de nosso povo, porque é o teu povo que vai te dar a mão, vai te ajudar na mudança, vai te dar conselhos e dicas, e vai te dar o ombro nos momentos difíceis dando palavras de encorajamento e experiência.

Quando cheguei, eu trouxe das palestras esse cacoete anti-guetista e optei por morar mais perto do centro, em um outro bairro, e queria fazer a minha vida por lá. Escolhi por azar um bairro que não recomendo, Côte des Neiges, principalmente a parte baixa, porque tem uma mistura muito grande de povos, e muita gente porca que joga lixo no chão, fala alto e é grossa. Perdi muito durante esse tempo, porque deixei de estar num bairro bem mais agradável, com um ritmo de vida bem mais light, sem estresse, ansiedade, e perto de brasileiros que estão nos ajudando bastante, com tudo. Este trecho de Mercier está com a fama de "Nova Pernambuco" ou "Casa Amarela Quebecois" pela quantidade de brasileiros, principalmente recifenses que tem por aqui. O proprietário do meu apartamento aluga outros para mais sete famílias brasileiras por aqui, isso só ele, rs.

Este é o motivo pela qual ficamos sem comunicação, porque ficamos sem internet, mas hoje foi instalado o modem aqui na nova casa, e já estamos de volta. Estamos completamente satisfeitos com o local, com a vizinhança e já podemos sentir a diferença do estilo de vida. Por outro lado, aqui é distante de tudo, pelo menos tendo por referência o nosso apartamento antigo que tinha quatro depanneurs na esquina, duas estações uma na linha laranja outra na linha azul, universidade, e várias facilidades, mas mesmo assim ainda gosto bem mais daqui.

No resto, tudo está caminhando bem, Raissa no emprego, Nanda na creche, eu estudando francês e esperando a francisação no dia 18, e muito propenso a fazer um cursinho (dois meses) de caixa de banco em uma cegep daqui. Não estou tão ansioso com emprego como antes, mas continuo procurando alguma coisa na minha área.

E para terminar hoje compramos muitas coisas legais em uma venda de garagem: uns cinco livros infantis, uma casinha com bonequinhos, uma bicicleta grande por 40 dolares, dois pares de esqui por 5 dolares cada, um snowboard por 10 dólares, uma luminária por 2 dólares, um patins de gelo por 5 dólares, e algumas outras coisinhas, hehehe. O Roller Blade não foi desta vez, mas vou continuar tentando.

Grande abraço e estou com saudades de todos!

Jeferson

Comments:

There are 14 commentaires for NOVO LAR