EMENTA DA FACULDADE

Publié par JEF | | Posted On mercredi 23 septembre 2009 at 17 h 10


Recebi hoje a minha ementa da faculdade para poder entrar no processo de equivalência de diploma e assim poder entrar na ordem e ser um CGA (Comptable Général Licencié).

Para quem não sabe, ou não se lembra, ementa é o mesmo que o programa de cada disciplina, o syllabus, e para quem for fazer equivalência de diploma, esse documento é necessario porque o histórico escolar do curso não é suficiente, uma vez que ele não possui o conteúdo da disciplina. Por exemplo, Contabilidade Geral I daqui pode ser diferente da Contabilidade Geral I de lá, e por isso eles pedem esse documento para poderem reconhecer ou não essa ou aquela disciplina cursada.


Quem olha para a foto acima pensa que é apenas uma folha. Nadinha. É uma folha para cada disciplina, então o meu "dossiê" veio com 55 páginas, e tive que pagar a bagatelinha de R$ 142,50 (média de 2,60 por folha). Na verdade é de graça para quem tira a primeira vez, mas como eu já tinha me aventurado a tirar esse documento ainda quando eu cursava economia, tive que pagar agora por ser segunda via e um volume bem maior.


Embora eu seja filiado ao CRC (Conselho Regional de Contabilidade) daqui, no Canadá a nossa ordem não é aceita, porque eles possuem uma grade de disciplinas minímas exigidas para alguem poder fazer parte da ordem de lá.

Na verdade são três ordens lá em Quebec, e cada uma possui um critério diferente:

* CA - L'Ordre des Comptables Agréés du Québec
(São os Contadores especializados em Auditoria Externa)
http://ocaq.qc.ca

* CGA - les Comptables Généraux Licenciés du Québec
(Contabilidade em Geral)
http://www.cga-quebec.org

* CMA - l'Ordre des Comptables en Management Accrédités
du Québec
(Contadores de Custos e Controladoria)
http://www.cma-quebec.org


Estou decidindo ainda entre CGA e CMA, porque meu trabalho contábil aqui é mais como um controller do que um contador em si. Essa área de Controller me chama muita atenção.

Quem quiser dar uma olhada nas exigencias disciplinares para ser um CGA, leia o manual deste link: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/professions-regies/Comptable-general.pdf

Quando for fazer a equivalência de diploma colocarei aqui no blog. Pretendo iniciar o mais breve possivel, ainda aqui no Brasil.

Bonne Chance à tous!!

Comments:

There are 2 commentaires for EMENTA DA FACULDADE