É VIÁVEL TIRAR O TCF PARA TENTAR AGILIZAR O PROCESSO?
Publié par JEF | | Posted On vendredi 15 mai 2009 at 09 h 37
"Jeferson, ...Eu posso fazer o TCF antes de aplicar? ou depois de aplicar? faz diferença no tempo do processo? Pretendo aplicar o quanto antes, mas a proxima prova só vai acontecer daqui a 3 meses... Agradeço desde ja pela ajuda!!"
"Caro Rafael,
Posso apenas te transmitir o que eu entendi até agora sobre o TCF.
Mas antes a pessoa tem que entender o seguinte:
Para a pessoa receber o CSQ ela precisa atingir uma pontuação X que seria o somatório de idade+casamento+filhos+escolaridade+área em demanda+domínio de inglês e/ou francês+adaptabilidade. Estes dois últimos critérios (línguas e adaptabilidades) só são adicionados no momento da entrevista. Há pessoas que recebem o CSQ pelo correio (sem entrevistas) porque já alcançavam essa pontuação X sem precisar nem dos pontos da língua nem da adaptabilidade. Outras pessoas (meu caso) poderiam alcançar a pontuação X se comprovassem o francês com o TCF, sem precisar dos pontos da adaptabilidade, sendo assim dispensados da entrevista.
E os comprovantes de horas de francês não servem? Servem, mas neste caso será preciso de um avaliador para verificar se a pessoa de fato tem aquele nível, por isso será convocado para a entrevista. Já com o TCF a pessoa fica isenta de “provar” esse nível de francês, porque já fez uma prova.
Ou seja ele é útil principalmente para quem ainda vai mandar o dossiê. O ideal seria você antes de mandar o dossiê fazer o somatório para ver se atinge a pontuação X sem precisar de adaptabilidade, ou nem do frances, ou dos dois. Caso atinja sem esses dois critérios, então nem precisa tirar o TCF, mas caso só atinja se tiver mais o critério do francês, então é viável fazer a prova. Mas se só atingir a pontuação X com a ajuda desses dois critérios, então nem gaste dinheiro com o TCF, porque eles vão chamar para a entrevista de todo jeito.
Quando for fazer o somatório, deixe o critério da adaptabilidade por ultimo, e o critério da língua por penúltimo. Ah, vale salientar também que não é apenas o francês, o inglês tem uma pontuação pequena mas pode ser definidor para você atingir a pontuação X, o que talvez fosse necessário um TOEFL.
Boa sorte!"Bem, então resumindo, vale sim a pena para aqueles que atingem a pontuação X sem o critério de adaptabilidade. Agora, não se esqueça que isso é uma tentativa de agilizar, todavia ninguem sabe ao certo o que se passa dentro daquele Escritório de Imigração, hehe.
Coloquei antes apenas alguns critérios, mas todos os critérios você pode ver na planilha de pontuação oficial do Escritório.
1. Eis a planilha: Clique aqui
2. Pontuação por área de formação: Clique aqui
Bonne Chance à tous!
øla, eu gostaria de saber se a planilha (n 1) que voce disponibilizou no post esta atualizada? outra coisa, como faço para determinar o numero adequado ao meu nivel de frances e ingles? Voce conhece alguma tabela correspondente a sua planilha? Obrigada.
Priscila,
Olá! Essa planilha é oficial, e creio que eles ainda não mudaram, ou seja, é atual. Mas também não verifiquei se lançaram alguma outra planilha nova. Creio que não, porque não faria sentido. Mas vou verificar, e caso seja necessário, eu colocarei aqui no blog.
Sim, também existe uma planilha que fala sobre como calcular o nível de língua. Vou procurar também, mas se quiser agilizar, tente encontrar lá na minha comunidade do balão que tenho link aqui no blog.
abs
Olha que legal!! minha pergunta apareceu no blog!!
Valeu pela resposta!! Eu tive a oportunidade de ir nessa sexta em uma palestra do Escritório de Quebec aqui no Rio. E sai de la convencido de nao fazer a tal prova. Ja que posso comprovar meu ingles e frances pessoalmente. Prefiro essa opcao a esperar 3 a 4 meses para o resultado de uma prova.
Obrigado pelas planilhas, estava procurando as dos pontos!!
Rafael,
Sua pergunta foi muito oportuna para eu puder sistematizar uma resposta para todos que me perguntam sobre o TCF.
É verdade, o certificado demora uns três meses para sair, mas me informaram que o resultado sai antes. De qualquer forma, assim que eu fizer essa prova, vou escrever para o Escritório pedindo agilidade.
Conte-nos o que você ouviu na palestra sobre essa prova?
No meu caso, decidi fazê-lo primeiro porque recebi essa carta, depois porque poderia poupar minha esposa de passar pela entrevista, e por ultimo porque eu pensava que poderia agilizar o processo, mas este ultimo já estou começando a desconfiar que não é bem assim, principalmente porque a entrevista que eu iria seria o de agosto deste ano. Vou esperar para ver no que vai dar, pois agora não tem mais volta.
Abs
JSP,
essas ultimas semanas aproveitei para ir a 2 palestras oficiais, um encontro aqui no rio e mais diversos papos com amigos meus que já imigraram e meu pai que também andou pesquisando a respeito.
(a proposito, já moramos no país frio dos meus 8 aos 15. nas não como imigrantes. apenas com o visto de trabalho)
Como tenho frances razoável e ingles fluente, minha grande questao seria se eu "preciso" da prova para passar.
A resposta da Soraia foi bem clara. NÃO. Pelo que entendi, a entrevista vai rolar em 90% dos casos. Para mim, nao me importo com ela, e com todos que falei a respeito me disseram que ela é tranquila.
Portanto, ja que iria fazer feliz a entrevista. Resolvi que nao iria gastar o $$ da prova. Deixo para falar minhas razoes para ir morar em quebec em frances para o entrevistador.. sacou??
Me adiciona no orkut que te explico melhor por email, tel, que seja.. so nao da para escrever muito aqui sem me perder!! hehehe..
[]'s