TCF - C'est fini !!

Publié par JEF | | Posted On lundi 25 mai 2009 at 22 h 00

Finalmente a ansiedade e a

preocupação com o TCF terminaram. Quer dizer, ainda terei uma ansiedadezinha até o resultado, mas pelo menos o que dependia de mim, já passou. Agora entreguei nas mãos de Deus e preciso descansar.

A minha vida ultimamente tem sido muito estressante. Primeiro mamãe fez uma cirurgia para fechar um aneurisma e passou uma semana no hospital, então tive que dar assistência intercalando noites no hospital com a minha irmã. Depois Nandinha adoeceu de gripe, bactéria, com febre e vômitos e teve que tomar um antibiótico forte . E por último a alergia de Raissa voltou a atacar (nessas horas ela tem que tomar um antialérgico dopante). Essa dermatite alérgica dela ataca quando ela tem muito estresse. A minha falta em casa e a gripe de Nanda com certeza agravaram o estresse dela. Então, dentro desse cenário, estive lutando para me concentrar nos exercícios de francês. Ontem foi uma grande luta para conseguir dormir por que Nanda demorou muito a apagar e quando conseguiu se acordou pouco tempo depois tossindo muito e reclamando. Acabei discutindo com Raissa por causa disso. Coitada, ela totalmente dopada com o remédio e eu querendo dormir por causa da prova, mas depois de um bate-boca com ela e passar muito tempo até dormir finalmente conseguimos bem tarde. Consequencia: Acordei totalmente cansado com os olhos avermelhados e um pouco inchados.

Mas Deus é tão bom que isso não me abalou em nada na prova, talvez um pouco na parte de expressão oral, mas no geral deu tudo certo.

Saí de casa cedo para ter tempo de resolver qualquer emergência imprevisível. Isso me ajuda bastante na ansiedade, porque quando acontece alguma emergência eu sempre fico muito nervoso quando sei que tenho hora marcada e aquilo possa me atrasar (quem me conhece sabe que sempre chego ao menos 30 minutos antes em qualquer compromisso).

Quando deu 9:00h nos chamaram para entrar na sala onde fizemos a prova de compreensão oral. Havia de oito a 10 pessoas na sala. A monitora do exame, muito simpática, explicou tudo detalhadamente com muita paciência. Disse que a prova toda era apenas um CD, que era auto-explicativo e que tudo o que fosse preciso o próprio CD falaria. Disse que não poderia parar o CD e nem repetir nenhuma questão.

Pediu para examinarmos nossas informações pessoais, nome, sobrenome, data de nascimento e nacionalidade. Havia um erro na minha data de nascimento. No lugar de setembro haviam colocado abril. Mas foi um erro de lá da França mesmo porque tanto as informações que registrei na Aliança, como o email de confirmação, como também as informações que a Aliança passou para a França estavam corretas.

Antes da prova começar a monitora tentou nos deixar mais descontraídos perguntando se queríamos realmente ir ao Quebec (todos da sala estavam no processo de imigração do Quebec) já que lá fazia até -40º C, e alertando que os solados dos sapatos se desgastavam muito rápido por causa do sal que colocavam nas ruas para derreter a neve, etc. Não sei se funcionou a interação dela, mas tudo bem. Ela era bem simpática, e estava dando uma aula em outra sala e aplicando a nossa prova ao mesmo tempo... coisas de escolas de línguas que eu e Raissa tanto conhecemos.

Começa a prova. A prova é um livreto (tamanho papel ofício) de umas cinco paginas, que veio lacrada. A folha resposta ela já havia nos dado. 30 questões de múltipla escolha (a,b,c e d), e só podia ser respondida de caneta preta.

Eu particularmente gostei do som da Aliança Francesa porque são quatro auto-falantes embutidos no teto, só que estavam um pouco grave, mas dava para escutar perfeitamente e claro.

Quem fez os exercícios do Livro de 250 questões do TCF se familiarizou na hora. A prova não é para aprovar ou reprovar, mas para nivelar o francês do candidato. Das questões mais fáceis para as mais difíceis. Comecei bem e com gosto de gás, mas depois começou a ficar frustrante porque só conseguia pescar uma palavra aqui e outra ali. Acho que errei bastante.

Houve dois momentos de atrapalho na prova. Uma foi de uma amiga nossa que ficou super nervosa porque a haviam informado na Aliança que era dado um minuto de intervalo para responder cada questão, só que na verdade era apenas um minuto desde o enunciado até a resposta (30 minutos para 30 questões) e reclamou no meio da prova.

O outro atrapalho foi um cara que pensou que tinha desligado o celular, mas depois o celular tocou no meio de um enunciado. Aquela questão ali foi perdida, pelo menos para mim.

Na segunda prova, de expressão oral, também cheguei mais cedo e fiquei conversando com a mesma aluna (a que havia chegado antes de mim na outra prova, rsrs, outra cautelosa). Minha prova estava marcada às 14:30. Perguntamos a cada candidato seu horário, e percebemos que foi marcado por ordem alfabética do prénom.

Essa prova é individual e com dois examinadores. Foi feita numa sala pequena com um birô, um computador com microfone, os dois examinadores de um lado e o candidato no outro.

Ao entrar na sala eles fazem de tudo para nos deixar tranquilos e descontraídos, com sorrisos e vários “não se preocupe”, “vai dar tudo certo”, etc.

Essa prova, como a de compreensão, começa do mais fácil para o mais difícil. São seis questões (a1, a2, b1, b2, c1 e c2). As duas primeiras são de apresentação e uma opinião pessoal sobre algo, com apenas um minuto de resposta. As duas seguintes são divididas em uma interação com o examinador, e uma outra pergunta, só que precisamos falar em 3 minutos para cada questão, o que se torna muito difícil porque é complicado encontrar tantas palavras para falar nesse espaço que parece uma eternidade. Nesse momento você começa a se sentir frustrado, querendo se expressar mas sem ter segurança nem vocabulário suficiente para tal. Depois são as duas ultimas (3,5 minutos cada) e aí você já está morto com a facada e nem sente mais nada. Tremi bastante, gaguejei, falei muito “mmmm, mmm, ehhhh,” procurando palavras para poder encher a lingüiça de 3 minutos, 3,5. Enquanto isso os examinadores ficam “perfeito, muito bem, é isso mesmo, ótimo, está indo muito bem”, ficam sorrindo, acenando positivamente com a cabeça, reanimando. Tem um momento que pensamos que estamos abafando, mas depois percebemos os inúmeros erros, a falta de fluência, a insegurança, e que toda aquela cordialidade deles é apenas para tirar nosso nervosismo para que possamos produzir melhor. No meu caso, esqueci de futuro, de condicional, e só falei algumas frases no passado, então 90% foi no presente, mesmo que as perguntas fossem em outros tempos. Eu pisei muito na bola em questão de tempos verbais, infelizmente. Acho que poderia ter me saído bem melhor, mas...

Quando terminou eu estava trêmulo. Nunca pensei que ficaria tão nervoso numa prova, e olha que sou muito acostumado com provas de línguas. Acho que o que contribuiu para isso foi o fato das nossas respostas serem gravadas no computador com um microfone, o que é muito desconfortável para nos soltarmos. Depois de tudo o examinador me disse que fui bem e que eu esperasse lá fora para ele checar se a gravação saiu tudo ok. Ao chamar a outra candidata ele me disse que tudo tinha ficado ok, e que o resultado saíria de duas a três semanas, mas o certificado TCF só de dois a três meses! Disse que o resultado saía pela internet e que só eles e o Escritório de Imigração tinham acesso, mas que mesmo assim eles preparariam um comprovante provisório para mandarmos para o Escritório.


Bem, depois da prova voltei para casa para levar Raissa ao hospital, mas tinha sido desmarcado, então fui tirar um cochilo e à noite ainda fui para o curso de francês.

Bem gente, sobrevivi (Deus me auxiliou).

Foi uma experiência não muito agradável, mas creio que é bem mais tranquilo e mais econômico que ir para uma entrevista em outra cidade. Como disse Cecile para os alunos que iam fazer o TCF no lugar da entrevista: “vocês merecem um grande presente de suas esposas”, sim claro porque as poupamos de um estresse a parte.

Bon Courage a tous que feront le TCF !!

________________________________________________________________

DICAS:

SE PREPARANDO PARA A PROVA: Antes de tudo, ore bastante. Adquira esse livro de 250 exercícios do TCF. Não dê pausa entre as questões para você ter uma idéia de como será na prova. Escreva algumas possiveis perguntas como: "O que você acha do Brasil?", "O que você acha da língua francêsa?", "Você acha importante aprender uma outra língua?" "Quais os papeis da política e das associações na vida da população?", "Fale sobre sua família", "Você acredita que no futuro haverá mais pessoas trabalhando em casa do que nas empresas?", "Qual cidade você gostaria de morar no Quebec?".

Formule questões no presente, passado, futuro, condicional. GRAVE SUAS RESPOSTAS COM INTERVALOS DE TRÊS MINUTOS!! Com terteza isso faria uma grande diferença na minha prova.

NA PROVA: Ore bastante (seu Criador gosta muito de interagir com você). Leve caneta preta, um lápis e uma borracha (esses dois últimos são úteis para você riscar o caderno da prova e depois apagar, pois não pode ser riscado). Tenha muita calma nessa hora, porque nada que você faça nesse momento poderá contribuir para melhorar seu nível de francês. Relaxe e saiba que se você não entender bulhufas do enunciado, muitos estão na mesma situação que você. Seja sempre simpático com o Monitor(a) porque ele(a) será um de seus examinadores na prova oral. Não dê petí, não adianta, não vão voltar o CD (regra do teste). DESLIGUE (nada de colocar em silencioso, ou vibracall) seu celular. Se possivel tire até a bateria para certificar, porque você pode prejudicar não somente você, mas os outros. Confie no propósito de Deus, tudo o que acontecer Deus tem um propósito na sua vida.

Bonne Chance

___________________________________________________________________

Cecile, valeu pelo apoio e pelas aulas extras, isso realmente fez uma grande diferença. ;)


Comments:

There are 4 commentaires for TCF - C'est fini !!