É VIÁVEL TIRAR O TCF PARA TENTAR AGILIZAR O PROCESSO?

Publié par JEF | | Posted On vendredi 15 mai 2009 at 09 h 37

Uma pessoa de nome Rafael entrou na minha página do orkut e me fez essa pergunta do tópico. Então vou aproveitar e transferir a minha resposta para cá porque pode ser a dúvida de muita gente.

"Jeferson, ...Eu posso fazer o TCF antes de aplicar? ou depois de aplicar? faz diferença no tempo do processo? Pretendo aplicar o quanto antes, mas a proxima prova só vai acontecer daqui a 3 meses... Agradeço desde ja pela ajuda!!"

"Caro Rafael,

Posso apenas te transmitir o que eu entendi até agora sobre o TCF.

Mas antes a pessoa tem que entender o seguinte:

Para a pessoa receber o CSQ ela precisa atingir uma pontuação X que seria o somatório de idade+casamento+filhos+escolaridade+área em demanda+domínio de inglês e/ou francês+adaptabilidade. Estes dois últimos critérios (línguas e adaptabilidades) só são adicionados no momento da entrevista. Há pessoas que recebem o CSQ pelo correio (sem entrevistas) porque já alcançavam essa pontuação X sem precisar nem dos pontos da língua nem da adaptabilidade. Outras pessoas (meu caso) poderiam alcançar a pontuação X se comprovassem o francês com o TCF, sem precisar dos pontos da adaptabilidade, sendo assim dispensados da entrevista.

E os comprovantes de horas de francês não servem? Servem, mas neste caso será preciso de um avaliador para verificar se a pessoa de fato tem aquele nível, por isso será convocado para a entrevista. Já com o TCF a pessoa fica isenta de “provar” esse nível de francês, porque já fez uma prova.

Ou seja ele é útil principalmente para quem ainda vai mandar o dossiê. O ideal seria você antes de mandar o dossiê fazer o somatório para ver se atinge a pontuação X sem precisar de adaptabilidade, ou nem do frances, ou dos dois. Caso atinja sem esses dois critérios, então nem precisa tirar o TCF, mas caso só atinja se tiver mais o critério do francês, então é viável fazer a prova. Mas se só atingir a pontuação X com a ajuda desses dois critérios, então nem gaste dinheiro com o TCF, porque eles vão chamar para a entrevista de todo jeito.

Quando for fazer o somatório, deixe o critério da adaptabilidade por ultimo, e o critério da língua por penúltimo. Ah, vale salientar também que não é apenas o francês, o inglês tem uma pontuação pequena mas pode ser definidor para você atingir a pontuação X, o que talvez fosse necessário um TOEFL.

Boa sorte!"

Bem, então resumindo, vale sim a pena para aqueles que atingem a pontuação X sem o critério de adaptabilidade. Agora, não se esqueça que isso é uma tentativa de agilizar, todavia ninguem sabe ao certo o que se passa dentro daquele Escritório de Imigração, hehe.

Coloquei antes apenas alguns critérios, mas todos os critérios você pode ver na planilha de pontuação oficial do Escritório.
1. Eis a planilha: Clique aqui
2. Pontuação por área de formação: Clique aqui

Bonne Chance à tous!

Comments:

There are 5 commentaires for É VIÁVEL TIRAR O TCF PARA TENTAR AGILIZAR O PROCESSO?