TI - O pulo do gato

Publié par JEF | | Posted On lundi 30 novembre 2015 at 01 h 48



Vou dar uma super dica para quem quer entrar na área sem experiencia nem curso de TI no Canada.

Não foi o meu caso, mas observei alguns colegas de trabalho que deram esse pulo do gato na área de TI (Tecnologia da Informação), em outras palavras, eles não possuiam nenhuma experiencia nem curso em TI mas mesmo assim entraram na área.

Vou explicar, mas antes queria falar um pouco do que venho observando sobre os imigrantes aqui no Canadá desde nossa passagem por Montreal (3 anos e meio) e também aqui em Calgary (dois anos).
Sei que está mudando um pouco por causa da recessão canadense, mas observamos que os da área de TI são os que arrumam emprego primeiro e os que logo se estabilizam, enquanto que os das outras áreas seguem uma jornada mais longa de validação de diploma, sub-empregos, para conseguirem entrar em sua área, ou então deixam a área para entrar em TI, que foi o meu caso, e de muitos que conheço (pelo menos cinco que poderia dar nomes, ou mais outros cinco se forçar a mente, e mais uns outros 10 que cursaram TI comigo no Canadá vindo de outras áreas). Basta você pesquisar em outros blogs caso você desconheça, mas acho que todos aqui concordariam facilmente comigo que os de TI "se dão bem" antes dos outros. No meu caso, eu vim de Contabilidade para TI, e tive que dedicar um ano e meio de estudo para entrar na área, mas que ao meu ver hoje seria desnecessario, caso alguem tivesse me dado essa dica que darei hoje.

Ao chegar aqui em Calgary, e receber muitas recusas de emprego por ser recém formado sem experiencia vindo de uma faculdade francofona de Montreal, eu praticamente não conseguia nada, ate que finalmente adaptei meu CV para TI com foco em Customer Service, o que não é algo muito dificil de fazer, mesmo se você não tiver tido nenhuma experiencia em TI, Na maioria dos empregos temos que usar computador e impressora com algum systema ou MS Office, e também algum contato com os clientes, seja direta ou indiretamente.

Para quem não sabe, Soft Skills (saber lhe dar com pessoas), está cada dia em maior necessidade em todas as áreas de trabalho aqui no Canadá, e creio que no mundo, pois isso é uma tendencia do mercado mundial. Cada vez mais, o nerd que quer ficar apenas em seu escritorio domiciliar trabalhando como back-end sem ser incomodado pelos clientes, está sendo substituido por pessoas que além do tecnico ainda saiba atender bem um cliente, isso porque uma ligação de um cliente mal atendida pode levar à perda desse cliente. Mas não so o cliente, você precisa saber ser "nice" (simpatico) com seus colegas de trabalho também, porque isso poupa muita grana com treinamentos longos de novos empregados. Se você não compartilha seu conhecimento com os novatos, você não é um bom "Asset" (Ativo) para a empresa.

Ao adaptar meu CV para TI com foco em Atendimento ao Cliente, logo eu consegui algumas propostas e uma entre elas era para trabalhar como "Contractor" (contrato) de um Help Desk em TI da IBM atravez de uma agencia de emprego chamada CCI  atendendo ao Alberta Health Services, sistema de saude de Alberta. Ha varias dessas agencias, como Kelly Services, Manpower, CCI, etc, que pagam um pouco menos mas te garante uma experiencia. Todavia, eu observei que alguns colegas de trabalho que não possuiam nenhum estudo ou experiencia em TI, mas alguma outra formação com uma boa experiencia em Atendimento ao Cliente, e mesmo assim embarcaram em TI, e quando falo atendimento ao Cliente não é aquele agente que fica em pe numa loja recebendo devoluções de produtos ou reclamações de clientes, mas de qualquer área que haja uma interaçãocom o cliente, como vendas, ensino, etc. Então a adaptação do CV sera mais ou menos assim, em vez de colocar "Ensino de tal coisa, confecção e correção de provas, aplicação de notas, etc" você colocaria "Ensino de tal coisa atraves de power point ou midias tal, programa tal, confecção de provas com uso de MS Word e/ou Excel e formatação de paginas de acordo com a formatação padrão da escola ou empresa tal, contato com alunos e pais atravez de emails/ telefone, etc," Com isso você ja usa experiencia em TI + Atendimento ao Cliente em apenas um emprego.

O Pulo do Gato, então se consistiria em entrar na área sem possuir nem formação nem experiencia em TI. Como havia dito, não foi o meu caso, pois eu fiz uma formação de TI em Montreal, mas como exemplo de alguns colegas, um deles possui apenas formação em Bio Tecnologia, e pos em Quimica e Meio Ambiente. Outro, possui formação em Linguistica e Estudos Sociais, e alguns outros colegas. Pra completar a benção, nós fomos chamados agora no fim do ano para trabalhar no Alberta Health Services diretamente, no lugar de contrato pela agencia, ou seja, fomos efetivados e vamos trabalhar pro governo, ja outros da equipe foram chamados pela IBM.

Por fim, sei que cada caso é um caso e cada provincia com seus problemas, mas fica aqui minha dica.

Comments:

There are 5 commentaires for TI - O pulo do gato