BAIXA NO CRC

Publié par JEF | | Posted On lundi 29 mars 2010 at 19 h 12

Aqui vai um post para deixar registrado a dor de cabeça que tive para resolver uma pendência. Algo que daqui a 10 anos irei ler e dar risadas com essa dificuldade.

Finalmente dei baixa no meu registro do CRC (Conselho Regional de Contabilidade).

Em agosto de 2009, antes de sair de minha sociedade, eu emiti três selos de DECORE (Declaração Comprobatória de ‘Percepção’ de Rendimentos). Esses selos nós Contadores emitimos para comprovar algum rendimento de pessoa física ou jurídica quando são exigidos algum documento que comprove renda para fins de financiamentos, seja de carro, de casa, etc. Esses selos diminuem consideravelmente a possibilidade de falsificação de comprovantes, por isso que as financiadora pedem. Para passar esse selo o profissional, de acordo com os pré-requisitos do Conselho, precisa pegar com o cliente algo que comprove aquela renda (Declaração de Imposto de Renda, Pró-labore, Contra-cheque, Livro Caixa, Livro Razão, etc) e então emitir o selo.

Na sociedade só eu possuía esses selos, porque só eu estava registrado e em dia.

Então quando um cliente precisava de um, eu que tinha que passar os selos.

Antes de agosto, eu havia passado alguns selos, mas não tinha ficado com nenhuma pendência, mas quando encerramos nossa empresa em setembro, três clientes ficaram devendo alguns comprovantes dos selos que eu emiti antecipadamente. Para agilizar para eles cai no erro de emitir os selos sem os documentos comprobatórios em mãos, então já deve imaginar o que ocorreu né?

Não deu outra, cadê os clientes entregar os comprovantes? Fiquei de setembro até agora lutando para conseguir os documentos. Primeiro precisava que me devolvessem a segunda via do selo com assinatura, depois precisei de uma planilha de despesas do cliente que estava demorando para passar, depois no aguardo de um extrato bancário do banco Real (o qual para emitir um extrato antigo é necessário pagar uma taxa de uns 15 Reais, e aguardar algumas semanas), e só foram me passando de um por um. Sobre o extrato bancário, o nosso cliente pediu para a gerente, a qual não atendia, depois estava viajando, depois disse que ia mandar por correio, e depois de muiiiito tempo chegou. Então levei os extratos para o meu ex-sócio que estava com toda a informação do cliente no sistema, só que desta vez foi a vez dele de procrastinar. Ele ficou de janeiro até sexta passada sem entrar em contato e quando eu o procurava ele sempre dizia que estava quase tudo pronto, ledo engano. Só que com a demora, e minha ansiedade comendo meu estomago, decidi ir ao CRC. Sempre informei a minha situação de pré-imigração, mas as pessoas só se comovem se alguém estiver morrendo, rsrs.

Fui ao CRC para tentar negociar e o que poderia ser feito, porque já tinha se passado três meses de minha anuidade e não estava mais querendo pagar outra mensalidade. Por cima o fiscal ainda disse que não podia dar baixa com aquelas pendências, e se passasse de quarta-feira (dia 31 de março) eu iria ter que pagar a ANUIDADE COMPLETA, mesmo dando baixa. Perguntei o que deveria fazer, pois estava na dependência do meu ex-sócio. Ele disse que numa situação daquela a única solução era fazer uma carta ao CRC dizendo que o profissional (que também tem registro no CRC) estava retendo documentos, o que se enquadrava numa denuncia. Gelei! Não queria de forma alguma prejudicar o meu ex-sócio. Então decidi primeiro mandar um ultimato por email dando prazo até a segunda feira e explicando que tinha sido algo orientado pelo CRC a fim de acabar com aquela pendência. No mesmo dia recebi o telefonema dizendo que ele iria me entregar naquele mesmo dia. Então eu disse que iria pegá-lo em casa, mas ele disse que estava muito cansado e sem cabeça e pediu para ser no outro dia. Bem, no outro dia (sexta-feira) fui lá na casa dele pegá-lo e o levei para o escritório, só que o sistema dele não estava funcionando e ele precisaria ir pegar um backup com uma colega de trabalho. Fomos lá no outro lado da cidade (Caxagá) pegar esse back-up e voltamos para o escritório (Boa Viagem) para dar continuidade. Começamos a fazer. Nesse dia a avó de Raissa, Dona Fernanda, uma portuguesa imigrante, da qual proveio o nome de nossa filha, estava fazendo 80 anos de vida com uma missa e um jantar, mas por conta dessa pendência disse a Raissa que só poderia ir após pegar os documentos com o meu sócio. Era apenas imprimir, mas como o sistema tinha dado pau, tivemos que passar algum tempo fazendo o livro caixa com ele, mas adivinha o que aconteceu? A esposa dele ligou dizendo que tinha esquecido a chave dentro de casa e estava com os dois filhos na porta de casa sem poder entrar. Tivemos que parar o trabalho, deixá-lo perto de casa e então me dirigi para o aniversario da avó de Raissa, o qual estava já meio.

No outro dia de manhã (no sábado) eu fui pegá-lo em casa e voltamos a fazer o trabalho. Numa hora dessas, não podemos medir esforços. Ele mora lá na Caxangá e eu moro em Boa Viagem, e o Escritório dele também é em Boa Viagem, então tive que ir pegá-lo e levá-lo várias vezes para fazer esse trabalho. Passamos a manhã toda fazendo, e depois ainda fomos almoçar juntos. Nesse dia Raissa estava tendo um curso de decoração de bolos temáticos também na Caxangá, o que apesar de ser no bairro dele em alguns momentos o horário não ajudou muito. Após o almoço fui pegar Raissa e depois voltei para continuar o trabalho. Só à tardinha que fomos acabar e então fiquei descansado para ir na segunda. Ufa!!! No domingo ainda passei na casa de um cliente para colher uma assinatura em um documento. Tive que ir na cara de pau as 21h. Consegui!

Na segunda-feira lá fui eu ao CRC, mas advinha? Veja só a bronca... Não era Livro Caixa, pois Pró-Labores só podem ser comprovados por Livro Diário, conforme a legislação. Só que no site, o programa do DECORE dava a opção de fazer por Livro Caixa, mas o fiscal curto e grosso disse que mesmo assim a legislação deveria ser do conhecimento do profissional, tuuuudo bem né? Fazer o que?

Voltei já angustiado... tudo dando errado! Mas na minha mente eu só me lembrava das palavras de Cristo no Sermão do Monte “Se te pedirem para andar uma milha vai com ele duas”. Então bola pra frente, mas totalmente nervoso e angustiado. Fui pegar Raissa no trabalho em BV e liguei para ele para ir pegá-lo, mas ele disse que só poderia fazer isso mais tarde, porque tinha que resolver umas coisas pra um cliente, mas que com certeza iria logo após. Insisti tanto que ele deixou o cliente para depois, e eu fui pegá-lo em casa. E tome gasolina! Ao chegarmos no Escritório dessa vez foi bem mais fácil, pois só precisaríamos imprimir o Livro Diário, ahhhh, só que a impressora começou a mastigar o papel. Claro né? Em cada etapa que dava uma bronca eu baixava a cabeça e começava a orar, porque tudo estava difícil. Mas depois de milhares de tentativas conseguimos uma posição do papel e então a impressora não mais mastigou.

Voltei lá no CRC, e FINALMENTE CONSEGUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII! Foi tanta dor de cabeça que nem consegui cantar tanta vitória, fiquei como gato que leva cascudo debaixo da mesa, com medo de acontecer algo. Puxa vida, desde setembro estava nessa pendência.

Fica aqui a lição de não ser tão bonzinho para agilizar coisas para clientes, mesmo que sejam amigos, porque no final eles nos deixam na mão e ainda colocam a culpa em nós.

Também verei os processos burocráticos com outros olhos, porque tudo é para proteger o profissional.

Au revoir!

Isso é suuper pessoal, mas aqui vai um post sobre nossas malas.

Publié par Raïssa Lages | | Posted On mercredi 24 mars 2010 at 12 h 37


Como vamos pela American Airlines, aqui está a indicação das malas de mão e a tiracolo, as que mais nos preocupam:

Qual o Peso Permitido de Bagagem?
É permitido levar uma mala e um item pessoal por passageiro, desde que:
• Eles não pesem mais de 18 kg (40 lb)
• A mala não tenha mais de 114 cm (45 pol.) e o item pessoal não tenha mais de 91 cm (36 pol.) na soma de comprimento + largura + altura, de modo que caibam no bagageiro superior ou embaixo do assento.
Entre os itens pessoais, estão: bolsa pequena, pasta, laptop OU um item semelhante, como mochila ou sacola, que não exceda 91 cm (36 pol.) (comprimento + largura + altura) e caiba embaixo do assento.

Quanto às demais malas, optamos em levar 3 sacos grandes, os quais pesam quase nada, para podermos levar os 32 kg em cada. Meu irmão já fez várias vezes esse trajeto e nunca teve problema. As demais malas serão do tamanho médio, com rodinhas. Quanto às malas de mão, levarei uma mala que acabei de comprar no Sam's Club por R$ 99,00. Ela mede exatamente o padrão exigido e tem rodinhas e alça para as costas. A outra mala de mão será uma dessas bolsas com uma correia bem grande e, por fim, aterceira ainda está sendo avaliada, se compraremos de rodinha ou outra bolsa. Nossas bolsas tiracolo serão a de jef - para o laptop, a minha bolsa do dia-a-dia e a de nanda, penso em levar a mochila da escola mesmo.
Ainda temos direito a levar no avião:
• Casacos/cachecóis/chapéus
• Livro ou jornal
• Saco pequeno com alimentos para comer durante o voo - consulte as diretrizes sobre líquidos
• Assento de segurança aprovado para crianças pagantes ou de colo
• Carrinho para crianças pagantes ou de colo
• Bolsa com fraldas para crianças pagantes ou de colo
• Dispositivos de auxílio para passageiros, como cadeiras de roda, andadores e aparelho de CPAP
• Oxigênio terapêutico fornecido pela companhia aérea

Então, fora todas as 3 malas de mão e as 3 tiracolo, levaremos ainda o carrinho guarda-chuva de nanda, para nos movimentarmos nos saguões, no caso dela dormir ou se cansar de andar!
Espero que tenha servido de luz!

30 days to go!!!

Publié par Raïssa Lages | | Posted On mardi 23 mars 2010 at 18 h 05


Gente...não é que chegou a famosa data? um mês para partirmos? Realmente, o tempo voa e se não fizermos tudo com antecedência, não teremos tempo nesse finzinho dos dias por aqui. Tem gente já me achando metida porque temos um calendário bem grande em nossa parede e todos os dias estão cronometrados, programados e lotados. É normal que os bons amigos e familiares lhe procurem para se encontrarem e vai ter um momento em que simplesmente não vai dar!!! Semana que vem farei trinta anos e essa sempre foi uma data muito esperada por mim. Sonhava em fazer uma big festa, com muitas pessoas queridas, mas acho que isso vai se transformar em uma despedida! Temos que juntar o útil ao agradável :) Depois marcamos, ok?
Hoje pela manhã, acordei e verifiquei um e-mail em que nosso contato de Montreal, a querida Seta, que sequer nos conhece pessoalmente, falava da TV que conseguiu para nós, junto com alguns itens de cozinha e panelas!!! Já pensou? Nem chegamos e Deus já se antecipou, mostrando que cuidará de nós. Isso foi uma mensagem muito especial para mim, porque em seguida, fui até meu trabalho e lá eu soube que terei um aumento da quase 40%, porém o detalhe é que é só em junho...eu estarei bem longe:( Porém, não preciso me preocupar porque todas as minhas necessidades serão supridas, como já estão sendo!!!
A mãe de Jef chegou do hospital nesse fim de semana, desde janeiro ela vem passando por uma série de procedimentos médicos e cirurgia, contudo, se ela permanecer com a super recuperação que vem apresentando, estará tudo confirmadíssimo para 23 de abril.
Ah! Outra coisa é sobre o vôo Recife-Miami, pela American Airlines: meu irmão viajou há 15 dias e o vôo teve um atraso de quase duas horas. Hoje, quando ele chegou no mesmo vôo, o avião também saiu com um atraso semelhante. A questão é que nós só temos duas horas para pegar o vôo Miami-Montreal. Meu irmão disse que o atraso foi devido ao clima, porém não custa nada ficar atento à periodicidade desses atrasos, bem como se antecipar à qualquer bronquinha de última hora e verificar com a AA quais as possibilidades caso percamos o vôo Miami-Montreal.
Até mais!

BRASILEIRO EM CALGARY VENDE MOBÍLIAS E ELETROS

Publié par JEF | | Posted On dimanche 21 mars 2010 at 22 h 42

Olá amigos imigrantes, principalmente aos que vão para Calgary em abril ou maio,

O meu cunhado, irmão de Raissa, está em Calgary mas está voltando ao Brasil por causa de novas perspectivas de trabalho em outro país.
Ele está se desfazendo de todas suas mobílias e eletros, então se alguém estiver interessado em comprar artigos com preços bons por serem usados mas em perfeito estado, então entrem em contato com ele.

Contato: Filipe - flages2@hotmail.com

Grande abraço à todos!

Filipe, depois manda umas fotos para eu colocar aqui pro povo...

Abraços

ALUGAMOS NOSSO AP TEMPORÁRIO

Publié par JEF | | Posted On lundi 8 mars 2010 at 15 h 51

Que alegria... foi na terça feira dia dois! senti mais feliz do que quando eu recebi os passaportes com vistos... acho que é porque a realidade futura fica mais nítida e mais concreta, podemos visualizar melhor o que nos espera.
Deus mandou um anjo para nos ajudar... uma senhora que nem nos conhecia, da igreja onde possivelmente frequentaremos em Montreal, se prontificou em nos ajudar. O pastor nos escreveu falando dela, e então ficamos mais confiantes. Essa senhora foi incrível. Mandou-nos vários anúncios de imóveis, fez visitas, conversou com proprietários... ficamos apenas contemplando o cuidado de Deus e a forma com que Ele chamou esse anjinho para nos ajudar.

Após vários emails, vários anúncios, papo por telefone (Raissa passou apenas 2 horas e meia conversando com essa criatura que nos ligou de meia noite), finalmente apareceu um com a nossa cara e perto de tudo. Contrato assinado no dia 2 de março por três meses e uma semana.

É um 3 1/2 com cara de 2 1/2, mas muito bonito, mobiliado, limpo e bem perto do park Kent e da incrível Chemin Côte des Neiges, perto de estação de metro, de vários pontos de ônibus, garderies, restaurantes, mercadinho, Universidade e etc.

Pagamos CAN$ 750/mês e iremos passar três meses lá, foi o mínimo de tempo que encontramos para uma sublocação, mas estamos super satisfeitos.
Arrumar um canto para ficar era com certeza a minha maior preocupação, seguida de algum emprego logo nos primeiros meses. Estou agora pedindo a Deus para que consiga arrumar algum empreguinho logo no inicio.

Além do valor mensal, ainda vamos pagar internet por fora, eletricidade por fora, uma semana no valor de 300 dolares, e uma caução no valor de um aluguel para cobrir eventuais prejuízos aos móveis, mas que será reembolsado no final do contrato.



Vejam que maravilha...



Sala com um sofa-cama



O teclado não faz parte do pacote!! hehe

Cozinha minúscula mas bonitinha.




Nosso quartinho com ar-condicionado e aquecedor.
Ah, tem também banheiro, mas não saiu nas fotos.

EXCEL AVANÇADO E VOLUNTÁRIADO - FIM

Publié par JEF | | Posted On samedi 6 mars 2010 at 13 h 26



No final do mês de fevereiro eu encerrei o meu voluntariado na Visão Mundial no setor de contabilidade, completando cinco meses com 12 horas semanais.
O intuito desse voluntariado foi de pegar experiência e tentar uma vaga de contabilidade na Visão Mundial de Montreal.

Já trabalho como tradutor para a VM desde 2003, mas queria pegar experiência de contabilidade (minha formação) em uma ONG internacional, porque só possuía experiência na minha área através do meu (antigo) escritório de contabilidade (REAJA), da qual eu era sócio. Todavia, eu era gerente financeiro, e acabei não pegando a experiência que eu queria como contador.

Quem quiser ler meu post anterior sobre meu voluntariado clique aqui.

Aproveitei o encerramento do voluntariado para também anunciar a minha saída da instituição no final de abril por conta da emigração. Meus superiores e colegas já sabiam, mas não sabiam quando e se de fato eu iria.


Hoje, eu encerrei minha última aula de Excel Avançado, algo que é essencial para quem quer atuar na área de contabilidade e finanças lá no Canadá, onde 90 % das ofertas de emprego requerem excel avançado.

Meu curso foi na Unibratec e deu para aprender algumas coisas. O ruim é que lá só tem excel básico e excel avançado, então no excel avançado tem muitos alunos que vêm do básico, então precisam rever várias coisas desnecessárias, triviais, o que trava um pouco o andamento do curso. O que eu estava querendo aprender mais era Macro, mas também queria rever Tabela Dinâmica e algumas funções. No geral deu nota 7,5 para o curso, por conta do custo benefício, pois paguei duas parcelas de 180,00 por 30 horas de curso.

Quem se interessar, pegue o calendário dos próximos cursos aqui.

Au revoir!



Documentos para o aeroporto

Publié par Raïssa Lages | | Posted On jeudi 4 mars 2010 at 08 h 51

Passaportes são essenciais e sabemos que nossos documentos estarão por perto, mas quando fui levar minha cunhada no aeroporto, vi uma mulher passar por um aperto! Ela havia comprado as passagens para o Canadá, pela American Airlines, através da internet. Quando foi fazer o check-in, crente que estaria sentada na cadeira em 10 minutos, a atendente disse que não bastava apresentar o "E-ticket", ela devia apresentar o comprovante de compra das passagens, ou seja, a fatura do cartão. O problema foi ainda maior, porque além dela não ter a fatuura com ela, a compra tinha sido feita em um cartão de terceiro. Ai vocês imaginam o sufoco dessa mulher, esperando esse terceiro amigo enviar um fax para o aeroporto para confirmar a compra. Bem, após ver todo esse babado, fui ao balcão especular...No nosso caso, compramos no meu mastercard, porém meu nome ainda está como de solteira, ou seja, diferente do nome constante na passagem. A atendente me instruiu a levar meu cartão mastercard, com o qual fiz a compra, o E-ticket impresso, a fatura do cartão em que está a compra e a minha certidão de casamento. (apenas!!!) Vou fazer assim como ela falou porque quero ficar bem longe de problemas.
Também vamos ter em mãos o cartão de vacina de Fernanda e aquele formulário da médica declarando as vacinas, solicitado no dia em que mandaram nossos passaportes com os vistos.
Ah! É legal levar um comprovante de onde ficarão no Canadá. Estar precavido nunca é demais, principalmente com crianças. Lembrem-se também que não devemos tirar as normas e leis dos gringos por menos. Eles são totalmente intransigentes e nada se resolve com nosso jeitinho brasileiro. É não e pronto!
Aguardamos ajuda dos que já foram! Se há outro documento que devemos ter em mãos, let us know! Até a próxima!

Checklist

Publié par Raïssa Lages | | Posted On at 08 h 10

- Encontrar o lugar para morar. Casa de amigos? Hotel? Apartamento mobiliado? Apartamento alugado por um ano? Acreditem, essa é a parte mais difícil para nós, de todo o processo, principalmente com criança pequena. Confirmaremos hoje se nosso contrato foi fechado ontem e então, dividiremos informações sobre a odisséia.
- Decidir se levamos travel cheque e/ou dinheiro. Conferir cotação do Travel no banco Real e no banco Bradesco. Opção de Travel Card do American Express, você "coloca" os créditos e gasta no exterior. Comprado diretamente com a American Express Americana.
- Abrir conta em banco. No Desjardins, você pode abrir a conta daqui, basta ter seu novo endereço e quando chegar lá, dirigir-se ao banco para pegar os cartões e colher assinaturas.
- Comprar malas
- Cancelar conta de luz, telefone, celular, TV a cabo, plano de saúde, cartões de crédito que não serão usados.
- Passar procurações. Verificar quais precisam ser específicas e quais podem ser gerais.
- Cancelar inscrição municipal (aos autônomos)
- Encarregar alguém de receber salários e valores a receber.
- Encarregar alguém de pegar suas correspondências.
- Encarregar alguém de pagar suas contas.
- Ligar para os cartões de crédito e pedir a opção "fatura por e-mail" e transferir o endereço de entrega de cartas para a casa de um familiar.
- Orçar o carro, Pagar IVA e suspender o seguro do carro para tentar resgatar algum valor.
- Ir ao posto de saúde e tomar vacinas.
- Comprar SpaceBag no shopping (loja Multicoisas)
- Providenciar roupas de frio, porque apesar de estarmos indo no fim de abril, 5 graus pode ser bem gelado para recifenses.
- Marcar médicos e dentista para fazer check-up e passar exames e remédios para levar.
- Providenciar e-mails e telefones úteis no exterior.
- Colocar objetos em caixas, lacradas, com a lista de ítens contidos em cada uma. Colocar roupas e tecidos em sacos pretos. Não esquecer de guardar a lista do "o quê está com quem" para se lembrar no futuro e até para pedir que alguém leve para você.
- Comprar seguro viagem. (bem, ontem liguei para o mastercard, o cartão usado para comprar as passagens, e pelo contrato, eu e jef temos direito ao seguro. Também liguei para o American Express, de quem tenho o cartão green há 3 meses, e foi-me dito, que mesmo sem ter comprado as passagens por ele, a linha green dá direito ao seguro viagem, a mim e ao dependente no cartão. Numa emergência, tudo o que preciso fazer é ligar para o American Express internacional e eles cobrem até 5.000 dolares por evento, por 100 dias após minha viagem, conforme contrato que recebemos. Desta forma, decidimos que faremos apenas o seguro de Fernanda, que sairá por menos de 400 reais. Assim, estamos nos sentindo duplamente seguros, pelo Mastercard e pelo American Express. Se alguém tiver informações de que isso que planejamos fazer é loucura, por favor, avisem!!!

Bem, vamos acrescentando aos poucos, assim que lembrarmos, ok ;)

Contagem regressiva - by Raïssa

Publié par Raïssa Lages | | Posted On mardi 2 mars 2010 at 08 h 08


Oiê, pessoal! Here we go again! Comecei a gostar de postar e já estava me coçando para sentar no computador e compartilhar um pouco mais com vocês. Não sei como é na sua casa, mas aqui, ultimamente, amanheceu o dia e um de nós dois já pega o computador, o outro, fica só rodeando, esperando o primeiro se levantar para ir ao banheiro e poder sentar na cadeira. O pior é que até temos um outro computador, porém é nesse que temos tudo salvo. A televisão que está se sentindo abandonada, contudo Fernandinha assiste à mesma por todos nós juntos!
Nesse fim de semana, fiz dois posteres, cada um em uma folha 40kg (maior que a cartolina), com vários quadradinhos, contendo os dias até irmos para Montreal. Parece que foi um dia desses que falatavam 100 dias e agora, já chegamos nos 50 dias! É loucura! portanto, mais do que nunca, não deixe para amanhã o que pode fazer hoje porque tem muito o que ser feito. Em meu caso, não queria apenas um "counting down", queria poder escrever tudo o que temos para fazer naquele dia, para que fique bem claro de se ver e até de nos programarmos, na medida em que visualizamos melhor. Também iniciamos ontem o ritual de juntos, fazer o "x" no dia que acabou e pedir a Deus pelos dias que virão, colocando nas Suas Mãos nossas ansiedades e pedidos específicos. O pior é que coloquei ao lado da minha cama...mas tanto faz, eu durmo e acordo pensando no projeto de todo jeito! hehehe. Planejei que darei aula até dois dias antes de ir, isso porque precisamos do salário, contudo pode ser que as coisas mudem até lá. Ontem também enviei uma mensagem para a diretora da escola onde ensino duas vezes por semana e ela gostou muito da idéia e se alegrou conosco! Fiquei muito aliviada porque como falo muito, era muito difícil estar no meio de minhas amigas e não poder conversar a respeito da imigração. Quanto ao meu trabalho público, ainda deixarei para depois porque, como já disse, quero evitar especulações e prefiro ser mais discreta.
Agora vem tudo o que nos resta nessa fase em que nos encontramos - começar a executar o seu checklist! Vou compartilhar o que fizemos e então, você retém o que é útil para você, ok? No nosso caso, peguei um caderno e dividi em vários títulos. Achei melhor não ser no computador, porque enquanto dirigimos, ou estamos no médico, sempre lembramos de algo mais e ter o caderno na mão pareceu-me mais fácil. No meu caso, até agora, eu tenho os seguintes tópicos: médico jef, médico raïssa e médico fernanda, um em cada página, daí eu coloquei todos os médicos que cada um vai precisar ir. Além disso, em cada médico, coloquei o que precisará ser feito. Por exemplo: Fernanda - pediatra - remédios para levar, exames para fazer, receitas médicas, ficha para preencher, vacinas. Assim, quando for à pediatra, já tenho pontuado tudo o que precisarei. Então vamos lá, algumas dicas: os remédios que serão levados, deverão ser os mais essenciais, como antiinflamatório, um dramim básico para o avião, um tylenol, um salsep, uma vitamina C, porém lembre que os remédios lá são de grande qualidade e baratos, você não precisa encher a mala com dois de cada, apenas o básico. Aqueles remédios que forem de tratamento, aconselho levar a receita médica, para evitar problemas. No meu caso, uso ácido no rosto e fazer manipulado será ruim, a princípio, desta maneira, pedirei à minha dermatologista que prescreva um de farmácia, me dê a receita e levarei uns dois comigo. Isso vale para os remédios que você levará manipulado daqui. Não custa nada ter a receita para uma emergência. Ah! Aos que possuim filhos, recebemos junto com o passaporte, uma ficha de vacinas que deverá ser preenchida pelo pediatra e apresentada na imigração. Assim que tiver minha listinha de remédios para os pequenos, escrevo um post. Aos que têm plano de saúde, o que muitos me dizem é que será um pouco difícil você gostar do atendimento. As emergências demoram um pouco mais do que no Portugues, principalmente se você estiver "apenas gripado, com muita febre". A dica é: sempre que achar um saco esse negócio de "médico de família, que nos encaminha, se ele achar importante, ao especialista", pense no que seria o serviço médico público no Brasil. Lembre apenas do corredor da Restauração tão conhecido do NETV, que você ficará grato pelo sistema gratuito de saúde do Canadá.
Continuando nossa lista, após o ítem médico, começa o checklist propriamente dito, ou seja, tudo que precisa ser feito. Ai vem a parte de passar procurações - procure saber o que precisa ser específico, o que pode ser geral, lembre de deixar com essa pessoa, todos os seus documentos autenticados (já que os originais você vai levar); ir na receita federal, prefeitura e tribunal eleitoral, para dar baixa nas empresas, inscrições como autônomo, baixa no CPF, pegar declaração de quitação eleitoral, etc. Também é legal, se possível, pegar declaração de ex empregadores. Nós já fizemos isso desde o CSQ, porém ainda farei nos meus empregos atuais. Sabemos que o que conta mesmo é a experiência no Quebec, contudo é sempre interessante se mostrar precavido; Providenciar as malas também é importante. Pesquisei o preço nas três lojas de mala do Shopping Recife e a que tinha o preço melhor era a Le Postiche, a qual vendia as malas grandes de R$ 400,00 por R$ 200,00. Aconteceu, no entanto, que minha cunhada chegou do Canadá semana passada e acabou trazendo duas para mim. Bem, eu já tinha uma "made in Bompreço" e agora, perto das canadenses, eu fico em dúvida se ela vai aguentar a viagem. Gente, minha dica é a seguinte: se possível, invista numa mala boa, ou compre a mais barata, sabendo que vai jogar fora quando chegar lá. Em Calgary, pelo menos, as malas mais baratas e boas que se acham custam $90,00 e a segunda sai por $45,00. Sai mais cara do que a do Bompreço, porém dura muito mais. Se fizer as contas, não sai muito mais cara do que uma mala boa daqui. Se eu fosse comprar aqui, compraria malas boas. O pessoal tem dito que na cidade tem por R$ 150,00, de uma qualidade legal. Sim, mas deixa eu falar (aliás, é o que tô fazendo há 20 minutos), nós decidimos levar 3 malas e 3 sacolões. Eles são da marca Mountain & CO e são bem resistentes. Aguentam várias viagens e pesam gramas(lembrem que só a mala pesa uns 5kg). Ainda faltam as bagagens de mão e a tiracolo. O homem pode levar uma bolsa de laptop como sendo sua bolsa tiracolo, porém deve ser fininha, não pode figurar como "mais uma bagagem", à mulher, seria interessante aproveitar para levar a maior bolsa de seu guarda roupa, uma vez que é permitido, e aproveitar para colocar um monte de coisas importantes que devemos ter à mão (batom, perfume, escova, espelho - hehehe). As crianças pequenas também podem trazer suas bolsas a tiracolo, aquela que vem a mamadeira, fraldas e água (até 100ml), as crianças maiores podem levar uma pequena mochilinha como sua bolsa tiracolo. Agora a dúvida está sobre as bagagens de mão: a American Airlines, desde dezembro, está colocando uma caixa para servir de tamanho para sua bagagem de mão, assim, sua bagagem deve caber dentro daquela caixa, não é apenas somar as medidas. Se for muito longa e bem fininha não vai caber, entende? Como também levaremos o carrinho guarda-chuva de nanda(mais um volume, que não conta como bagagem), teremos muita coisa para carregar. Estamos pensando em levar duas malinhas made in Bompreço e uma bolsa de alça (até porque já temos e não precisaremos comprar).Sobre o espaço na mala, muitas pessoas falam do Spacebag, que é apenas mais uma marca, porém é a melhor. Trata-se de uma bolsa plástica, com um buraco, onde você colocará o aspirador de pó, tirará todo o ar e o volume cairá para um terço, no mínimo, perfeito para aquele edredon que seu marido não quer que você leve, ou para as roupas de frio! Na loja Multicoisas, ao lado da Movimento, do Shopping Recife, tem a Spacebag genérica por R$ 20,00 reais. Aos que não querem gastar, façam sua SpaceBag caseira: Compre sacos de lixo grandes e bem grossos, coloque o que quiser de tecido, dentro, puxe todo o ar com o aspirador da sua mãe -porque o seu você já vendeu, que o saco vai murchar, enquanto você dá uma ajudinha, fazendo pressão para o ar sair todo. Pegue uma liga e mande seu cônjuge amarrar! Agora, deixe para fazer isso uns dois dias antes de ir, porque a garantia de um ano eu não posso dar! :) Também é preciso cancelar cartões de crédito e contas bancárias que não serão usadas, deixar alguém responsável para pagar suas contas que chegarão, vender, dar e guardar tudo o que há na sua casa. Dica para as mulheres: seu enxoval que não for levar agora, guarde em sacos de lixo preto, caso contrário, amarelarão. Se aspirar o ar de dentro, será ainda melhor, sua mãe, que vai guardar suas coisas, agradece. Cancele tudo que estiver em seu nome. Para isso você precisa sentar, pensar, escrever e telefonar: conta de luz, codomínio, conta de telefone, internet, celular, TV a cabo, associações, sindicatos, planos de saúde, planos dentários, etc. Vamos para o terceiro ítem do meu caderninho: o que levar em cada mala. Bem, as malas grandes serão decididas na semana de ir, mas nas malas de mão, achei uma boa saber o que preciso levar, o que estará em cada uma delas, até mesmo porque nossos objetos de valor estarão ali. Alguns amigos que já foram também dão algumas dicas como o que devemos ter à mão, e para que não me esqueça, achei bom fazer essa outra lista. Por exemplo, "não deixe de levar uma muda de roupa de cada um em cada mala", "leve os brinquedos favoritos de nanda para o avião", "leve leite em pó para fazer o leite de fernanda no avião e no aeroporto" e asim vai.Outro tópico é o de e-mails e telefones úteis para sua chegada. Tenha isso bem pertinho porque você pode precisar.
Bem, no momento não lembro de mais nada, porque esse bendito caderninho não se encontra aqui ao meu lado - fernanda pegou nele ontem e sabe-se lá onde ele está. Então vamos combinar, assim que eu achar, eu coloco mais coisa e assim que você lembrar de mais coisa, você coloca aqui, ok? have a nice day!