CARTÃO DE ANIVERSÁRIO

Publié par JEF | | Posted On mercredi 30 septembre 2009 at 14 h 11



Hoje fui à casa da avó de Raïssa, Dona Fernanda, uma portuguesa muito simpática, carismática e espirituosa e que sabe cozinhar como ninguém. Colocamos o nome de nossa filha Fernanda por causa dela.

Ela é uma cristã (católica) que eu posso dizer que é compromissada com Cristo e o Evangelho porque está sempre procurando ajudar as pessoas com ações e intercessões.

Raïssa vez por outra almoça com ela, mas hoje ela havia me convidado porque já estava com o meu presente de aniversário há muito tempo, e queria me entregar.

De presente eu ganhei uma camisa muito bonita e um cartão com uma mensagem impressionante. Aliás, todos os cartões que ela me dá vêm com uma mensagem profunda e que se encaixa perfeitamente com o meu temperamento e com alguma situação que estou passando no momento.

Para escrever as mensagens ela sempre ora, abre um dos livros de orações que ela possui, e na página que abrir "por acaso" ela coloca a mensagem no cartão. Desta vez a mensagem teve tudo a ver com esse meu processo emigratório ao Canadá, e por isso fiz questão de registrar aqui, como também ficará na página principal do Blog.

Vovó Fernanda, muitíssimo obrigado pelos cartões e por toda a sua dedicação e intercessão por nossas vidas.

Eis a mensagem:

Em oração, saiu para você esta mensagem de Jesus: - O Senhor diz "Aqui está o Meu Servo, a quem eu fortaleço, o meu escolhido, que dá muita alegria ao meu coração. Pus nele o meu Espírito, e ele anunciará a minha vontade a todos os meus povos. Não gritará, não clamará, não fará discursos nas ruas. Não esmagará um galho que está quebrado, nem apagará a luz que já está fraca. Com toda a dedicação ele anunciará a minha vontade. Não se cansará nem desanimará, mas continuará firme até que todos aceitem a minha vontade. As nações distantes estão esperando para receber os seus ensinamentos". Is. 42. 1-4

Outro dia estava conversando com o Guilherme exatamente sobre isso. Não estamos indo ao Quebec apenas para procurar uma melhoria na nossa qualidade de vida. Deus continuamente estava falando isso ao meu coração. Não podemos esquecer que temos uma missão aqui na Terra dada pelo nosso Senhor, a de divulgar o Seu amor e Salvação a todas as pessoas, e sabemos que Quebec é um lugar muito carente de pessoas tementes a Deus que querem divulgar o seu Amor.
A mensagem, por outro lado, mostra uma particularidade muito peculiar à minha personalidade e temperamento. Sou absolutamente contra o fanatismo religioso ou a pregação desconfortante e julgadora que é empurrada goela abaixo das pessoas. Meu conceito de Salvação não é jurídica, céu ou inferno, mas sim um processo longo e demorado de aprofundamento no relacionamento criatura-Criador fundamentada em amor, onde o Pai está sempre vindo à esquina para avistar seu filho pródigo de braços abertos.

Fico angustiado quando ouço pregações condenatórias em alta voz nas praças com esse sentimento de que o pecador precisa se converter a todo custo naquela hora se não "Deus" estaria pronto para atirá-lo no inferno. Toda sorte de julgamento, por parte desses pregadores, surge nesse momento, e apagam ainda mais a luz que já está fraca e pisam no galho quebrado.
O evangelismo mais eficaz que tenho percebido é o da atitude de vida, do amor ao próximo, ser como Jesus para as pessoas.

Por isso que a mensagem foi tão profunda porque fala exatamente isso, principalmente neste trecho "Não gritará, não clamará, não fará discursos nas ruas. Não esmagará um galho que está quebrado, nem apagará a luz que já está fraca".

Sou exatamente assim e creio profundamente nisso! Como disse S. Francisco de Assis "Pregue sempre o Evangelho, se necessário use palavras".

Paz a todos!

ENCONTRINHO SKILLUS

Publié par JEF | | Posted On samedi 26 septembre 2009 at 16 h 51

Adicionar vídeo

Foi ontem galera, e foi muito bom!

Tudo começou com um pedido da Silvia para fazermos um encontro para comemorarmos os CSQs de quem fez entrevista agora em setembro. Daí ela me perguntou se eu poderia ajudá-la convidando algumas pessoas, aí eu disse "certo, mas vou convidar muita gente, viu?", ela disse "quanto mais gente melhor".
Liguei alguns dias antes para reservar a mesa com 20 lugares, e no dia confirmei e pedi para aumentar para 30. Cheguei as 19:30 em ponto, e já havia várias pessoas.
Raissa tinha acabado de chegar do trabalho e portanto foi me deixar lá para depois tomar banho, e colocar Nanda para dormir. Então ela acabou chegando por lá às 20:30h.
Conheci muitas pessoas legais pessoalmente como o Tiago e esposa, o Diogo e esposa, e outros. E pude rever casais que estamos em maior contato como Guilherme e Vanessa, Luciano e Aíla e Weverton e Livia. Reencontrei outros casais como Rafael e Carla, e Silvia e Mauro.

Veja as fotos do encontro:





A mesa dos contadores acima! Weverton, Silvia e Luciano! Gente, vamos fazer o Conselho dos Contadores Brasileiros em Quebec (CCBQ)

E-CAS * Electronic Client Application Status

Publié par JEF | | Posted On mercredi 23 septembre 2009 at 17 h 12













Para provar que eu não estou ansioso (rsrs) só hoje verifiquei o meu nome no E-CAS. Já tinha acessado uma vez após uma semana de envio, mas só hoje achei o meu nome.

No site está escrito "in process" e entrando nesse link está "We started processing your application on August 10, 2009."Puxa, eu até pensava que ia demorar mais.

Ufa, parece que tudo está caminhando direitinho, Graças a Deus. Agora é esperar e esperar o pedido de exames médicos.

Quem não sabe o que isso significa, vou explicar. Após enviar os documentos da etapa federal ao Consulado Canadense em São Paulo, após alguns dias a pessoa recebe uma carta de confirmação (veja em alguns posts anteriores) com o número do Immigration File. Depois é só entrar no site, colocar o número e algumas informações e verificar se deram continuidade ao seu processo!
Eu mandei o CSQ com os documentos dia 30 de julho, e no dia 10 de agosto iniciaram o meu processo.

Veja como eu fiz:

1. Entre no E-CAS;
2. Clique em 'Continue';
3. "Leia" e marque a caixinha abaixo dizendo que você "leu, entendeu e concorda" com os termos e condições (basicamente que você é realmente o requerente), e depois em clique em 'Continue'.
4. No 'Identification Type' escolha a opção 'Immigration File Number';
5. Abaixo coloque o número que você recebeu na carta (esse numero está tanto na etiqueta do envelope, como ao lado do seu nome no início da folha, como também no código de barras do recibo). O meu começa com a letra B seguido de nove números.
6. Na segunda caixa coloque o seu sobrenome (apenas o último), data de nascimento e país onde nasceu.

Bonne Chance

EMENTA DA FACULDADE

Publié par JEF | | Posted On at 17 h 10


Recebi hoje a minha ementa da faculdade para poder entrar no processo de equivalência de diploma e assim poder entrar na ordem e ser um CGA (Comptable Général Licencié).

Para quem não sabe, ou não se lembra, ementa é o mesmo que o programa de cada disciplina, o syllabus, e para quem for fazer equivalência de diploma, esse documento é necessario porque o histórico escolar do curso não é suficiente, uma vez que ele não possui o conteúdo da disciplina. Por exemplo, Contabilidade Geral I daqui pode ser diferente da Contabilidade Geral I de lá, e por isso eles pedem esse documento para poderem reconhecer ou não essa ou aquela disciplina cursada.


Quem olha para a foto acima pensa que é apenas uma folha. Nadinha. É uma folha para cada disciplina, então o meu "dossiê" veio com 55 páginas, e tive que pagar a bagatelinha de R$ 142,50 (média de 2,60 por folha). Na verdade é de graça para quem tira a primeira vez, mas como eu já tinha me aventurado a tirar esse documento ainda quando eu cursava economia, tive que pagar agora por ser segunda via e um volume bem maior.


Embora eu seja filiado ao CRC (Conselho Regional de Contabilidade) daqui, no Canadá a nossa ordem não é aceita, porque eles possuem uma grade de disciplinas minímas exigidas para alguem poder fazer parte da ordem de lá.

Na verdade são três ordens lá em Quebec, e cada uma possui um critério diferente:

* CA - L'Ordre des Comptables Agréés du Québec
(São os Contadores especializados em Auditoria Externa)
http://ocaq.qc.ca

* CGA - les Comptables Généraux Licenciés du Québec
(Contabilidade em Geral)
http://www.cga-quebec.org

* CMA - l'Ordre des Comptables en Management Accrédités
du Québec
(Contadores de Custos e Controladoria)
http://www.cma-quebec.org


Estou decidindo ainda entre CGA e CMA, porque meu trabalho contábil aqui é mais como um controller do que um contador em si. Essa área de Controller me chama muita atenção.

Quem quiser dar uma olhada nas exigencias disciplinares para ser um CGA, leia o manual deste link: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/professions-regies/Comptable-general.pdf

Quando for fazer a equivalência de diploma colocarei aqui no blog. Pretendo iniciar o mais breve possivel, ainda aqui no Brasil.

Bonne Chance à tous!!

Video do Encontro dos Quebequases

Publié par JEF | | Posted On lundi 7 septembre 2009 at 22 h 27

Gente,

Este foi o video do nosso último encontro (dois posts atrás) quando comemoramos os nossos CSQs.
Raïssa fez questão de gravar esse video para assistirmos juntos no natal de 2010, ou alguma outra oportunidade quando estivermos todos lá no Quebec (se essa for a vontade de Deus).

A atriz da capa é a Vanessa de Guilherme!!