FRANCISATION EN LIGNE

Publié par JEF | | Posted On lundi 31 août 2009 at 12 h 58





Ao receber o CSQ já podemos fazer a inscrição no Francisation En Ligne com o num de ref. , o mesmo número do processo que recebemos nas cartas do escritório. Só resta saber se permitem a pessoa fazer antes de receber o CSQ. Bem, mas esse não é o nosso caso, agora já passou.

Tanto eu como Raïssa começamos mal. Primeiro Raïssa ao fazer a inscrição solicitou o formato diferente do standard, que esse formato é cheio de limitações.

Depois eu esqueci meu "mot de passe", e após tentar três vezes o acesso foi bloqueado. Mandei um email solicitando o desbloqueio e o envio do meu "mot de passe". Fui informado pelo email que poderia receber meu mot de passe simplesmente solicitado na página inicial do FEL, logo abaixo do botão "conexão", onde está escrito " Mot de passe oublié?"
Ali inseri meu email e logo depois me mandaram minha senha.

Tenho estado sempre sem tempo para fazer o teste de nivelamento. Raissa já fez e ficou no nivel quatro. Quando foi sábado passado eu fiz o teste, mas tive que interrompê-lo, e para a minha surpresa, o meu teste foi bloqueado. Ao tentar acessá-lo novamente, recebo a mensagem "Vous ne pouvez plus accéder au test parce que vous avez déjà réalisé un essai. S'il y a eu erreur, svp contactez le Registraire FEL.". Já mandei um novo email solicitando mais um teste, e agora terei que esperar.

Estarei colocando um marcador nesse post, para ficar atualizando.

Bonne Chance à tous.

Vandredi, 3 Septembre 2009

Ontem, finalmente a minha FEL voltou ao normal. Fiz o teste de nivelamento à noite e fiquei no 4 estagio módulo um, igual a Raissa. Achei as perguntas um pouco complexas, e não sei qual é o critério de avaliação, porque as perguntas não são em ordem crescente de dificuldade. Começa logo difícil e termina difícil. É como se todas as perguntas fosse do avançado...
A minha tutrice é a sra. Chantal e minha primeira aula virtual com ela será no dia 8 de setembro às 21h daqui.
Colocarei minhas primeiras impressões!

Abraços a todos!

Mardi, 8 Septambre 2009

Mes amis!!! Eu fiz a primeira aula virtual...
Ainda bem que entrei 30 minutos antes para testar, porque se não iria me enrolar todo e acabar perdendo o tempo no início até me ajustar.
Entrei no site da francisação, só que não era lá, rsrs. A professora havia mandado um outro link por email alguns dias antes, só que como eu tinha tentado abrir e não tinha funcionado na hora, pensava que seria no site da francisação. Funcionou hoje.

Após conseguir acessar, fiquei como em uma sala de bate papo sozinho, mas depois ela chegou 10 minutos antes. É super simples, há um botão "parler" na tela no canto inferior que pressionamos para falar. Só que foi horrivel com o meu laptop, porque o mic é lá encima da tela, não funciona muito bem, e por isso tenho que falar quase beijando a tela. Vou precisar comprar urgente um headset para poder falar mais tranquilo e ler a tela ao mesmo tempo.

Por ter sido a primeira aula, e por ter que fazer toda essa manobra para falar, fiquei bastante nervoso e não conseguir falar muito bem, mas o bom era que nenhum aluno apareceu, então foi uma aula particular e então fui melhorando com o tempo.

A professora explicou como falar e escutar melhor naquele chat, fez algumas perguntas pessoais, e depois explicou a plataforma do FEL, quantos exercicios, quantas semanas, quantas aulas virutuais, etc. No final perguntou se eu tinha alguma dúvida, e então se despediu.

Gostei bastante...
Até a próxima...


ENCONTRO DOS QUEBE-QUASES

Publié par JEF | | Posted On dimanche 30 août 2009 at 11 h 01

Olá pessoal,

Ontem tive a alegria de receber mais uma vez meus amigos de sonho e agora quebe-quases. Estamos todos com CSQ em mãos e entrando na etapa federal juntos.

Aqui vão as fotos do encontro:


1. Time dos maridos quebe-quases da esq para dir: Rúbem francófono, L (anonimato),
Weverton, eu, Guilherme, Glauco e Luiz.
- Time das esposas quebe-quases: Alexandra, A (anonimato), Lívia, Dayse francófona, Vanessa, Raïssa linda e Chris cantora.

Sentimos muito a falta de Jener, Márcia e Malu.


2. Super Óculos (Isaac) com suas ajudantes Esterzinha e Nandinha



3. Esterzinha e Nandinha making sure nobody would get her dolls.



4. Ainda bem que teve o Gabriel varrendo a bagunça das meninas.


Foi um prazer recebê-los e festejarmos essa conquista. É um prazer estarmos com vocês e passarmos por essa alegria juntos. Agradeço a Deus por conhecer vocês e por compartilharmos tantas coisas, e espero que essa amizade continue sempre, aqui e lá no Quebec.


CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO - FEDERAL

Publié par JEF | | Posted On mercredi 19 août 2009 at 21 h 44


Recebemos uma carta com a confirmação de recebimento lá do consulado.

Pronto, agora é o chá de cadeira que o povo tanto fala! Eles inclusive colocaram na carta um prazo de 10 meses. Liguei para Cecile perguntando se isso era normal, e ela disse que eles fazem isso já para que não fiquemos no pé deles, mas disse que normalmente o pedido de exames chega em torno de quatro meses. Andei lendo em outros blogs que o pedido chega até antes disso, três meses, três e meio. Então contando de hoje o pedido dos exames estará chegando lá para o meio do mês de novembro.

Enquanto isso vou me dedicar no francês. Estava um pouco parado, como que de férias, mas agora preciso retomar. Também quero fazer um curso de matemática financeira e excel avançado, que é algo que vai ser bom para a minha área. Também preciso pegar a ementa do meu curso (syllabus) com a descrição de cada disciplina para poder dar entrada o quanto antes na minha equivalência de diploma.

Algo animador é ver que todos os casais amigos que estão no processo já receberam o CSQ e estão querendo chegar lá na mesma época que nós, maio de 2010.

Abraços a todos!



ENCONTRO CSQ VIA TCF-Q & GINCANA DOS PAIS

Publié par JEF | | Posted On jeudi 13 août 2009 at 10 h 16






Olá gente,

Decidi postar algumas fotos minhas pessoais no lugar de apenas fotos para o processo. Vejo nos outros blogs que o povo começa a colocar fotos assim quando já estão no Canadá para mostrar a vida por lá, mas como este blog também servirá para mim como um scrapbook para que daqui a uns 10 anos eu possa ler e me recordar de tudo o que eu passei nessa época.

Essas primeiras fotos, não são tão pessoais assim. Elas são do encontro que fizemos no Skillus do Shopping. Foi o encontro dos CSQuenses através do TCF-Q. Deixe-me explicar melhor para quem não conhece o processo de Imigração via Quebec! CSQ é o Certificado de Seleção do Quebec que é adquirido após a entrevista do Escritório de Imigração, e com ele já pegamos um atalho no Processo Federal. O TCF-Q é o Test de Connaissence du Français pour le Quebec. Bem, recebemos uma carta do escritório de Imigração (ver postagens anteriores) dizendo que poderiamos escolher entre entrevista ou o teste só pro requerente principal (eu) com possibilidade de refazer o teste em caso de não passar.

Não somos especiais por termos recebido essa carta. O Escritório de Imigração está mandando essa carta geralmente para casais com filhos que possuem uma pontuação para seleção razoavelmente boa. Ou para casais sem filhos que possuem uma pontuação um pouco melhor.

Do meu grupo de casais com filhos, praticamente todos receberam. Só quem não recebeu foi Márcia e Jener, que inclusive deram o show na entrevista e já estão com o CSQ em mãos. Eu e Raissa, Guilherme e Vanessa, Dayse e Rubem, e Alexandra e marido (desculpa cara, esqueci-me de teu nome... vamos nos encontrar mais vezes) todos recebemos essa carta. Somente Dayse e Rubem optaram pela entrevista (que inclusive será na próxima terça-feira - boa sorte pessoal, Deus está com vocês).

Todos estávamos apreensivos com esse teste. Estudamos bastante, nos preparamos, frequentamos aulas extras com Cecile (que deu uma força maravilhosa e nos preparou bem) e encaramos com muito esforço. E não poderia dar outra. Deus abençoa quem se esforça e todos nós obtivemos o nível requerido pelo Escritório.

Eis as fotos:





1. Encontro em comemoração do recebimento do CSQ pelo TCF-Q, e também comemoração dos aniversários de Vanessa e Guilherme. Raissa levou uma tortinha com velas para eles.

2. Os aniversáriantes Guilherme e Vanessa com o Isaque fazendo cara de Super Herói (ele cria novos super Heróis em todos nossos encontros). Desta vez foi o Super-Higiênico!! hehehe





3. Gincana do dia dos pais na escola Academia Cristã. Foi um dia muito especial para mim e Nandinha. Participamos de competições e foi um momento de só para nós dois.





4. Nandinha torcendo por papai. Vai papai!!!

5. Faz parte...








DOCUMENTOS NO CONSULADO

Publié par JEF | | Posted On mardi 4 août 2009 at 09 h 04

Os documentos chegaram no seu destino! Realmente vale a pena mandar por A.R, no lugar de Sedex, porque custa bem mais barato e só demorou 2 dias úteis (sem contar o dia que enviei).

Veja na tabela de rastreamento dos correios:

Data Local Situação
03/08/2009 13:49CDD BROOKLIN PAULISTA - SAO PAULO/SPEntregue
03/08/2009 10:53CDD BROOKLIN PAULISTA - SAO PAULO/SPSaiu para entrega
30/07/2009 16:34AC PADRE CARAPUCEIRO - RECIFE /PEEncaminhado
Em trânsito para GTURN2/CTC RECIFE - RECIFE/PE
30/07/2009 13:13AC PADRE CARAPUCEIRO - RECIFE /PEPostado