Publié par JEF | | Posted On mardi 30 juin 2009 at 11 h 58



Gente,

Acabei de enviar o certificado do TCF e uma carta para o Escritório de Imigração. Enviei pelo sistema A.R. que o destinatário precisa assinar um canhoto para receber, mas acabei endereçando à responsável do meu dossiê e não para ao Escritório. Então como complemento, mandei também um email com a carta e o scan do certificado (que você pode ver ao lado).
Vou também colocar aqui o teor da carta e do email para ajudar aos que ainda vão fazer o TCF.

Pronto, agora é só aguardar o restorno do Escritório e ver se vão mandar logo o CSQ. Deus é muito bom, obrigado Jesus!



Eis a Carta:

N réf. Ind. : ...

N dossier. : ...


Recife, le 30 Juin 2009

Madame ...
Av. Eng. Luis Carlos Berrini, 1511
São Paulo – SP
04571-011


Objet : Attestation du TCF Québec

Madame,

Conformément à votre lettre le 11 mars 2009 je vous remettre la photocopie certifiée conforme à l’original de mon Attestation du TCF pour le Québec démotrant que j’ai obtenu le niveau 4 (quatre) à l’expression orale et plus que le niveau 2 (deux) à la comprehension orale que vous avez me demandé. Vous m’avez également informé que vous pourriez m’exempter de l’entrevue de sélection si j’envoyais cette photocopie certifiée.

Cordialement
Jeferson Sá Pires

P.S. En anexe le photocopie certifiée conforme à l’original de mon Attestation du TCF pour le Québec.

Eis o Email:



De: Jeferson Sá [mailto:jefsap@yahoo.com]
Enviada em: terça-feira, 30 de junho de 2009 10:18
Para: Escritório Quebec
Assunto: Carta contendo o resultado do TCF

Bonjour,

Enviei nesta manhã uma carta (sistema A.R) endereçada à Sra ... do Bureau de Imigração Quebec em São Paulo. O envelope contém uma carta e uma fotocopia autenticada do meu certificado do TCF Quebec como resposta a uma carta que ela havia me enviado no dia 11 de março dizendo que eu poderia ser dispensado da entrevista de seleção caso alcançasse tais niveis nesse teste. Estou um pouco apreensivo porque não enderecei ao Bureau de Imigiração, somente à ela. Espero que quem receber possa encaminhá-la, e caso ela esteja viajando, alguém possa dar continuidade ao meu processo, uma vez que houve um atraso do envio do resultado por parte do CIEP (responsável pela avaliação do TCF na França). Caso aconteça dela não receber, estou da mesma forma enviando em anexo a carta que enviei e também um SCAN do Certificado TCF Québec (que igualmente foi com a carta).

Grato pela atenção,
Jeferson Sá Pires
N Réf Ind: ...
N dossier: ...

PASSSSSSSSSEEEEEEEEIIIIIIIII NO TCF

Publié par JEF | | Posted On lundi 29 juin 2009 at 11 h 30


Queridos colegas,

Finalmente saiu o tão esperado e ansiado resultado. I made it! Consegui tirar a nota que estavam me pedindo lá no Escritório de Imigração para conseguir o CSQ. Tirei B1 em Compreensão Oral (escutar) e B2 em Expressão Oral (falar).

Para quem não entendeu a euforia, esse resultado vai me render o CSQ sem entrevistas, ou seja, a euforia é a mesma de quem passa na entrevista.

Depois de esperar um mês e quatro dias, embora deveria ter sido de 15 a 20 dias como consta no site oficial, finalmente, graças ao nosso bom e maravilhoso Deus, saiu o resultado do TCF.
Na carta da Escritório (cujo teor vocês podem encontrar em alguns posts atrás) eles me pediram o nível 2 e 4 em compreensão e expressão oral, ou vice-versa.
Eu tirei B1 em Compreensão e B2 em Expressão. Perguntei ao responsável pelo TCF da AF se B1 e B2 equivaliam respectivamente 3 e 4, mas ele me disse que na realidade valiam 4 e 5.
Bem, seja em um critério ou outro, eu só sei é que eu passei...
Hoje às 16h posso ir apanhar o impresso do resultado na AF, e amanhã mesmo estarei mandando um sedex para o Escritório do impresso.

Só sei que quando soube do resultado dei um grito aqui no escritório, saí correndo pro sofá daqui para me ajoelhar e orar agradecendo. Meu Deus, muito obrigado pela benção!

Meu proximo passo é mandar para o Escritorio o impresso e depois aguardar o CSQ.

Grande abraço e obrigado a todos que me apoiaram e torceram por mim.

700 mil novos empregos no Quebc até 2011

Publié par JEF | | Posted On vendredi 26 juin 2009 at 12 h 18


Colegas de sonho,

Como o resultado do TCF Quebec já está fazendo um mensário que não sai (parabéns pra você, nesta data querida...) , vou colocar aqui uma reportagem que me deixou muito feliz.

Na verdade eu já tinha ouvido falar muito que as vagas que os Baby Boomers (alta taxa de natalidade no pós II guerra) aposentados estão deixando é a principal razão pela qual o governo do Quebec está chamando imigrantes, mas não sabia a estimativa dessas vagas. Já que estou vivendo um momento de ansiedade de espera desse resultado, e tive alguns momentos de preocupação com o primeiro emprego lá no Quebec, esta notícia é como um oasis para mim.

Aqui vão só as primeiras linhas da reportágem:

Québec

700 000 emplois disponibles d’ici 3 ans

Agence QMI Julie Charette
08/06/2009 12h08

En vue de combler les 700 000 emplois qui seront disponibles au Québec d’ici 2011, le gouvernement de Jean Charest compte sur les travailleurs spécialisés étrangers.

Fonte: http://www.canoe.com/infos/quebeccanada/archives/2009/06/20090608-120830.html

Bonne Chance à tous!

DEMORA NA ENTREGA DO RESULTADO DO TCF

Publié par JEF | | Posted On lundi 22 juin 2009 at 16 h 17

Puxa vida, que demora na entrega desse resultado! Tanto no site oficial do TCF quanto na AF avisaram que o resultado saía de 15 a 20 dias. Só que dia 25 já vai fazer um mês.
Liguei na segunda feira, dia 8, e a atendente me disse que o responsável pelo TCF estava de férias e que só chegava na sexta feira. Na sexta eu liguei de novo e ele disse que não havia saído o resultado no site ainda. O problema é que só quem tem acesso a esse site é o escritorio de imigração e a AF. Hoje liguei de novo para a AF, mas tudo indica que eles já estão dançando quadrilha, comendo pamonha e soltando fogos, porque ninguem atendeu.
Pelo jeito que está eu acho que só sai na proxima semana ou então em julho. O problema de sair nesta semana ainda é que a AF vai estar fechada.
Fico até tentando relaxar, descançar, esperar no Senhor, mas todo mundo fica o tempo todo perguntando e me lembrando, hahaha. Lógico que querem compartilhar a alegria comigo.
Todos perguntam: "e aí, saiu?" aí eu respondo "ainda não!", então falam "então vamos aguardar no Senhor". Acho que já mudei até o meu nome, agora é "Aguardo Sá Pires", hahaha.

Olha aqui onde dizem que é de 15 a 20 dias:

Qual é o prazo de entrega da minha atestação e onde posso levantá-la?

De modo geral, a atestação é enviada dentro de um prazo aproximativo de 20 dias após a passagem do exame do “TCF para o Quebeque”. Deve levantar a sua atestação directamente no centro em que efectuou as provas do “TCF para o Quebeque”.

Os seus resultados serão comunicados, paralela e directamente pelo CIEP, ao Ministério de Imigração e das Comunidades Culturais do Quebeque. Porém, deve inserir a sua atestação na sua pasta de pedido de imigração mesmo se o Ministério possui os seus resultados."

http://www.ciep.fr/pt/tcf_quebec/index.php