SOBRE TCF

Publié par JEF | | Posted On mardi 28 avril 2009 at 16 h 43


Gente, falta menos de um mês para eu fazer essa prova do TCF, então decidi postar o que pesquisei a respeito dela.

Há dois órgãos responsáveis reconhecidos pelo Escritório de Imigração, que são:

1. Chambre de Commerce et d'Industrie de Paris (CCIP) : www.fda.ccip.fr/tef
2. Centre Internacional d'Études Pédagogiques (CIEP): www.ciep.fr/pt/tcf/index.php

Só que o primeiro é o do TEF e o segundo é o TCF que é o que eu vou fazer, mas especificamente o TCF Quebec.

Há quatro tipos TCFs: O TCF regular, o TCF DAP, o TCF RI e o TCF Quebec (que é o que o Escritório nos solicitou).

Sobre o TCF Québec:

"Desde 16 de Outubro de 2006, o Ministério da Imigração e das Comunidades Culturais do Quebeque (MICC) exige às pessoas que entregam um pedido de imigração para o Quebeque um justificativo de conhecimento do francês mediante a passagem do “TCF para o Quebeque”.

Este teste é reservado ao uso exclusivo dos candidatos que entregam uma pasta de imigração numa repartição de imigração do Quebeque ou numa Delegação Geral do Quebeque."

Exatamente como está escrito no site do CIEP.

Perguntas e respostas do site (as mais importantes):

1.
Em caso de resultados insuficientes, posso voltar a passar o TCF para o Quebeque?

Pode passar o exame do “TCF par o Quebeque” tantas vezes quantas quiser. Porém, deve deixar passar dois meses antes de cada passagem.
Por exemplo, se passar o “TCF para o Quebeque” no dia 20 de Janeiro, não poderá passá-lo, novamente, antes de 20 de Março do mesmo ano.

2. Qual é o prazo de entrega da minha atestação e onde posso levantá-la?

De modo geral, a atestação é enviada dentro de um prazo aproximativo de 20 dias após a passagem do exame do “TCF para o Quebeque”. Deve levantar a sua atestação directamente no centro em que efectuou as provas do “TCF para o Quebeque”.

Os seus resultados serão comunicados, paralela e directamente pelo CIEP, ao Ministério de Imigração e das Comunidades Culturais do Quebeque. Porém, deve inserir a sua atestação na sua pasta de pedido de imigração mesmo se o Ministério possui os seus resultados.

3. A minha atestação do “TCF para o Quebeque” tem uma duração de validade ilimitada?

A sua atestação tem uma duração de validade limitada. Esta duração é de dois anos.

Por exemplo, se passar as provas do “TCF para o Quebeque” em 18 de Maio de 2007, a sua atestação será válida até 17 de Junho de 2009. Passada esta data, a sua atestação deixa de ser válida.

4. Que nível deve obter para que a minha pasta de imigração seja aceite pelos serviços de imigração do Quebeque?

A partir de sua atestação do «TCF para o Quebeque» não é o único documento que lhe será pedido pelos serviços de imigração do Quebeque. Também deve fornecer outros justificativos (financeiros, profissionais, etc.).

A partir da sua atestação do «TCF para o Quebeque”, o seu nível de competência em francês será estimado como suficiente ou não pelos serviços de imigração. Este nível pode variar consoante os critérios. Cabe aos serviços de imigração dar-lhe uma resposta assim que o conjunto de peças da sua pasta for analisado.

5. Existe uma preparação às provas do TCF para o Quebeque?

Pode preparar-se à prova de compreensão oral que figura em duas obras:

Também pode conectar-se a dois sítios Web que lhe proporão exercícios de treino:

Não se esqueça que o TCF para o Quebeque só comporta duas provas:

  • Compreensão oral (30 perguntas). Duração desta prova: 30 minutos
  • Expressão oral (6 perguntas). Duração desta prova: 15 minutos
_______________________________________________________________________________
Caso alguem se interesse em fazer essa prova do TCF, eu disponibilizei alguns links legais na minha comunidade do orkut Projeto Quebec

Bonne chance à tous!

ENCONTRINHO QUEBEC

Publié par JEF | | Posted On dimanche 26 avril 2009 at 18 h 24

Aqui foi mais um encontrinho que fizemos. Como Fernandinha ainda é muito pequena e nós dois trabalhamos, fica bem mais fácil realizar esses encontros nas nossas casas (seja na nossa ou nas casas de nossos amigos) do que marcar em algum lugar movimentado onde temos que levar toda aquela bagagem infantil.

Desta vez o assunto principal foi o TCF, porque alem de nós, o Guilherme e a Vanessa, a Alexandra e o marido, e a Dayse e Rubem receberam a mesma carta que nós.
Tinhamos a intenção de assitirmos um filme em français, mas como não estamos nos encontrando com tanta frequencia, o bom mesmo é pôr as novidades em dia.

Esses encontros são realmente muito importantes para firmarmos laços com nossos futuros vizinhos para que possamos nos relacionar e nos ajudar tanto aqui como lá.

INSCRIÇÃO TCF QUEBEC

Publié par JEF | | Posted On vendredi 17 avril 2009 at 10 h 12


Acabei de fazer a minha inscrição ontem, e diferente do que a Aliança Francesa de Boa Viagem me passou por telefone, o valor não foi R$ 280,00, mas R$ 265,00, porque baixou!! Que bom né? Porque essa prova já é meio carinha, aí pelo menos ameniza o gasto do nosso suado dinheirinho.

Eu rodei muito para encontrar essa Aliança Francesa do Derby. Antes de ir peguei um mapa e uma rota pelo google maps, mas estava muito louco. No meio do caminho me perdi, e liguei para a recepcionista unas quatro vezes, mó paciencia comigo! Agora se ela tivesse dito, tres casas antes do Derby Center, eu tinha chegado bem mais fácil.
Veja como é simple chegar lá: Vindo pela Agamenon sentindo zona sul, passa a restauração e depois pega a segunda rua à direita no Banco Bradesco. Depois vira no final da rua (após terminar o parque do derby que está a esquerda) à direita que é a rua Jenner de Souza (aí Jenner, não sabia que voce tinha uma rua) e segue em frente. Vai passar o laboratório Gilson Cedrim e logo após começe a procurar um casarão à esquerda, e entre no segundo portão deste, pronto, chegou!

Abraços e depois comento alguma coisa sobre o TCF.