VOU FAZER A PROVA MESMO!

Publié par JEF | | Posted On mardi 31 mars 2009 at 11 h 15

Após receber essa carta e festejar bastante, percebi que era uma escolha difícil, pois é raro ver alguem sendo reprovado na entrevista por causa do francês (no máximo pedem uma recuperação no francês).

Como podem ver na carta, ela é endereçada a mim porém fala "madam" no final. Então eu não sabia na verdade para quem era a carta, se nós dois precisariamos fazer a prova, etc. Também tinha dúvidas se caso não passassemos na prova poderiamos recorrer à entrevista.

O que fiz? Mandei um e-mail (porque sempre que ligamos, a atendente manda fazer o contato por email, aí a pessoa se pergunta "então para que passam o número de telefone no site?").
Passou-se alguns dias, e fiquei em oração... passaram mais outros dias, e me veio o desejo de ligar para o escritório para arriscar. A antendente como esperado falou "o contato sobre processo deve ser feito unicamente por email, e eu não tenho nem como te passar para o escritório". Aí eu falei "Olha, estou precisando falar urgente porque segundo a carta que eu recebi eu tenho um prazo para a resposta e não quero deixar para ultima hora". Ela me perguntou "Você é o requerente principal, qual o seu nome completo?", falei, ela me disse "envie novamente o email que eu vou falar aqui com a fulana pedindo urgencia". Depois que re-enviei o email, não demorou nem meia hora e o email já veio com as informações que estava esperando:

Só eu (o requerente principal) preciso fazer a prova, e se eu não passar posso solicitar a entrevista, sem problema algum. Ufa! Então, nem precisam perguntar qual a minha decisão.

A prova do TCF está R$ 280,00 e as incrições serão dos dias 16 a 29 de abril, e a prova será no dia 25 de maio.

Agora é estudar e treinar o TCF pelo site.

POSSIBILIDADE DE SERMOS DISPENSADOS DA ENTREVISTA

Publié par JEF | | Posted On jeudi 19 mars 2009 at 16 h 53


Raissa acaba de me ligar dizendo que recebemos uma carta do escritório que diz que podemos ser dispensados da entrevista caso aumentemos um pouco mais nosso nivel de francês.

Uuu-hhhuuuuuuuuuuuuuuuhhhh!
Deus é muito bom!! Obrigado Senhor!

Claro, não deixa de ser uma ótima notícia, porque isso mostra que temos o perfil que eles buscam e que a nossa pontuação está boa, no entanto estou num grande dilema: fazer essa prova ou fazer a entrevista.

Mandei na segunda feira um email para o escritório de imigração perguntando se essa prova é apenas para mim ou também para minha esposa, e se caso não passemos ainda teremos chance de sermos chamados para a entrevista.

Os pontos positivos da prova: o nivel que estão me pedindo é básico, a prova é apenas expressão e compreensão oral, e não possui todo o estresse dos preparativos para a entrevista, e será ainda no primeiro semestre.

Pontos negativos: R$ 280,00 cada prova, talvez não tenha uma segunda chance, talvez não possa fazer a entrevista em caso de não passar. Irei me informar sobre isso na proxima segunda lá na Aliança Francesa, pois acho que o escritório vai demorar muito a responder isso.

Segunda-feira, como falei acima, irei lá na Aliança fazer um teste de nivelamento para ver se o meu francês (mais de 200 horas) está suficiente para fazer essa prova.

Conto com as orações e torcida de vocês para ocorrer tudo certo, e queria pedir que se alguem já fez e queira me dar algumas informações entrasse em contato comigo.